sábado, 24 de agosto de 2013

Hologramas (Swirls, Teias de Aranha): Na Pintura, Polimento, Fários e outros: O que são, como evitar e como remove-los!

Olá pessoal, tudo bem? 

Hoje estou aqui para escrever um pouco sobre um assunto muito discutido por quem faz repintura e cuida da pintura do seu carro, especialmente entre os adeptos do polimento.

Os "Hologramas", também conhecidos como "Swirls e Teias de Aranha", são riscos / marcas circulares que podem aparecer em seu carro em diversos lugares e por diversos motivos.

Dentre os locais mais suscetíveis da carroceira temos:

- Pintura
- Vidros
- Faróis de Acrílico
- Rodas Pintadas

Na maioria das vezes, o motivo principal para o aparecimento dos indesejados riscos circulares, é a lavagem e manutenção periódica inadequada causando ou potencializando o aparecimento destes defeitos. A falta de cuidado na lavagem, utilizando panos velhos, espumas inapropriadas e água de forma errada, acabam por trazer muitos riscos à lataria. Os vidros sofrem, embora em menor grau, por serem mais duros.

Aí você deve estar pensando.."Rodrigo, o que são esses riscos?" e eu apresento a foto abaixo:




Esta peça é longa conhecida. Utilizo ela há algum tempo para demonstrar vários procedimento de reparo e customização. E naturalmente, outra dúvida: "Como estes riscos foram parar aí?"

Estes hologramas são oriundos do polimento agressivo utilizando massa de polir número 2 e boinas de feltro, em conjunto com água, para polir de maneira rápida este farol, eliminando riscos profundos e médios. O grau de hologramas neste caso é leve, se assemelha muito ao cenário descrito acima (manutenção periódica, lavagem), devido ao fato de que eu fiz este procedimento seguindo diversos passos para amenizar a formação de hologramas, naturais da utilização de massa de polir (para se aprofundar no tema, clique aqui e veja o post sobre o assunto).

Como o foco aqui é a remoção destes defeitos, não vou me aprofundar no tema "polimento agressivo", e sim falar sobre um mecanismo de manutenção periódica para remoção de hologramas e teias de aranha em seu automóvel, utilizando para isso:

- Politriz (no meu caso angular).
- Composto de polimento de baixo grau de abrasividade (brilhantador de pintura): NSWAX Brilho Extremo.
- Boina de espuma macia (preta) que creio ser da marca Kers.
- Selante de pintura: PLC Lincoln.
- Cera protetiva: NSWAX Paste Wax.
- Micro fibra.
- Desengraxante para limpeza e inspeção da peça.


Produtos para polimento

Velocidade da máquina




Velocidade da máquina (2)

Aspectos sobre a operação da politriz:

Velocidade em torno de 1000~1100 RPM, operada de maneira lenta sobre o farol, em pequenas áreas por vez, seguindo todo o mecanismo de uso em polimento e sem exercer pressão sobre a superfície, em nenhuma das etapas. Muitos obtém resultados mais rápidos operando a máquina com pressão, porém isso pode trazer os hologramas, ao invés de remove-los. 

Etapa 1 - Aplicação do Brilho Extremo: 

Aplique 4 gotas pequenas na boina de polimento. Este produto rende muito e é bem viscoso, porém não mancha e nem seca facilmente sobre a área, portanto, pode-se operar a máquina até o momento em que temos o brilho e o produto já esta praticamente todo eliminado da superfície. Faça a aplicação em áreas de, no máximo, 50 por 50 centímetros.

Aí vem a pergunta: "Porquê Rodrigo?"

Para prevenir que o produto seque, cause poeira indesejada e esta mesma poeira de produto seco entre em contato com a peça e a boina, causando, adivinhe o que? Hologramas!

Este produto é extremamente eficiente na remoção de hologramas leves, pouco abrasivo e de fácil utilização com a politriz rotativa. Esta etapa gera muito medo ou risco se o operador não tiver plena consciência sobre o uso e mecanismo de operação da politriz rotativa em conjunto com boina e composto, pois é muito sensível à qualquer falha de uso.Portanto, é algo que pode variar de acordo com os produtos adotados.

Este produto pode ser utilizado em repinturas com cura inferior à 45 dias, segundo o fabricante, pois não tem poder de proteção da chapa, ao contrário do NSWAX Lustrador Universal, que também utilizo amplamente para este fim, porém este último contém componentes que são destinados à proteção da pintura.

Após a aplicação do produto, limpe a superfície com micro fibra e observe o resultado. Sendo necessária nova aplicação, aplique gotas pequenas do produto com espaços entre 10 e 15 cms entre uma gota e outra, e torne a fazer o polimento.

Faça isso até eliminar por completo os hologramas e teias de aranha.

Etapa 2 - Aplicação do Selante Lincoln PLC:

Selante, para quê? Este é um produto para ancorar à camada de cera, deixando a superfície limpa e isenta de contaminantes de alguns polidores, realçando o brilho e dando boa base para proteção por conter silicone em sua composição. É um produto muito leve sem carga abrasiva, podendo ser operado (e devendo inclusive) até que suma por completo da superfície. Em caso de excesso, deve-se remover com micro fibra, em caso de dificuldade, ambos podem ser removidos com pano úmido com água morna.

Durante a aplicação do selante PLC, aplique em pequenas áreas e pequenas quantidades. Lustre a área por um tempo, até notar que ele some da peça. Quando sumir, exerça contra peso (peso contrário à peça) e dê uma passada simples pela peça. 
Lembre-se que o selante funciona corretamente com aquecimento, portanto, é fundamental que a peça e a boina aqueçam na aplicação, levemente sensível ao tato.

Após a aplicação do selante, utilize a micro fibra e limpe a peça como um todo, à fim de remover qualquer resíduo de produto ainda não curado.
Feito isso, é hora da cera.

Etapa 3 - Proteção e aplicação da cera NSWAX Paste Wax:

A cera que utilizo é a NSWAX Paste Wax, uma cera à base de carnaúba com função principal relacionada à proteção. Aí vamos à pergunta.."E o que isso dignifica Rodrigo?" Significa que esta cera contém baixa carga de solventes agressivos, que tendem a limpar melhor a superfície em que aplicamos e também deixar o produto em estado "cremoso" para antes da aplicação.

Como aplicamos? Uma fina camada de cera é suficiente e te dará o resultado esperado com menor esforço, como você pode ver abaixo:




Camada de cera

Camada de cera (2)


A aplicação errada de ceras também trás riscos à pintura (farol neste caso), devido ao fato de que a fricção para retirar o produto seco da superfície certamente trará micro riscos, por soltar micro esferas secas, que fatalmente estarão em contato direto com a área que estamos aplicando a cera. Para remoção, espere o tempo de cura recomendado, faça o teste do dedo, ela deve sair não facilmente ao tato, mas deve soltar quando você passar o dedo de leve sobre a área, sendo assim, ela soltará facilmente sem pressão contra à peça e micro fibra.

E ao final, temos o resultado esperado: Uma peça polida com qualidade, com reflexos cristalinos e alto brilho, sem manchas ou problemas com hologramas.

Vamos conferir?










Bom pessoal, deixei aqui minhas dicas de como evitar e remover hologramas. De modo geral, o procedimento para a pintura (tinta pu, verniz pu) é o mesmo, porém o que muda é o tempo de operação da máquina e talvez a necessidade de uso de um composto levemente mais abrasivo.


O polimento é sempre algo que requer paciência, dedicação e conhecimento, para que se obtenha os resultados esperados. Tenha em mente que é trabalhoso e exige preparo e tempo adequado para executar os serviços.

Se deixei passar alguma coisa, por favor comuniquem nos comentários pois terei o prazer de complementar neste post.

Um abraço pessoal! Até a próxima!

5 comentários: