quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Polimento: Corte, Refino e Pré Lustro em uma só etapa utilizando Boina Fio Lincoln SV + Extra Forte NSWAX

Olá galerinha! tudo bem? 

Recebo muitos emails sobre setups de polimento do tipo: Que produto usar, que boina usar, que politriz, quero polir com baixo custo, a cor do meu carro é tal como devo fazer, etc. 

Referente à esses questionamentos, já fiz alguns vídeos sobre o assunto e exemplifiquei muito disso utilizando o setup que possuo, que é da marca NSWAX (você pode conferir alguns deles aqui ). Embora eu explique tudo de uma maneira geral, cada composto de cada marca tem seu mecanismo de uso especifico, portanto, cabe ao operador saber utilizar e adaptar o mecanismo de uso à sua realidade, porém, o básico é sempre o mesmo, abrasividade X boina X máquina. 

Bom, como o foco do post não é esse, vou entrar em detalhes sobre um mecanismo básico, de "baixo" custo para um polimento rápido e eficiente em carros de algumas cores sólidas e claras, em especial o branco sólido. 

Trata-se de um polimento "básico" feito em uma etapa, após repintura, envolvendo lixamento prévio com lixa P2500. 

Neste polimento foi utilizado o seguinte material: 

- Politriz: Angular (rotativa) 
- Polidor: Extra Forte NSWAX 
- Boina: SV (Super velcro poli fácil) Lincoln Fio 5.5 
- Amortecimento de impacto para acabamento: Interface de Espuma 5 polegadas. 

Utilizando o setup acima, consigo remover as marcas de lixamento P2500 em conjunto com a boina SV e o composto Extra Forte da NSWAX, com maior esforço se comparado ao uso da boina de lã macia (amarela), porém, com melhor grau de acabamento (fase de corte e refino e praticamente lustro em uma só etapa). 
Utilizando-a sozinha (boina diretamente no prato básico de EVA), sem a interface, consigo atingir satisfatoriamente o resultado esperado na etapa de corte (remoção das marcas de lixa), com baixo grau de hologramas (devido ao composto e à suavidade da boina). 
À partir daí entra a interface. O refino foi feito com a mesma boina e mesmo composto polidor, após a remoção das marcas de lixa, para amenizar os hologramas. 

Esse é um procedimento que adoto em peças repintadas, quando envolve-se o lixamento da peça inteira e não finalizo a proteção, porém deixando-a com um acabamento superior ao 
que normalmente é oferecido nas oficinas de pintura. 

E vamos ao resultado! 

Fotos detalhadas do resultado: 













E também, o vídeo postado no youtube: 



Para você que tem uma politriz (pode ser essas chinesas mais baratas, com regulagem de velocidade que atendem bem ao propósito hobby e fazem praticamente todos os serviços de polimento sem problemas) e não quer investir muito em um setup completo, deixo a dica do mínimo necessário para um acabamento superior ao que muitos polidores fazem em nossos carros por um custo baixo, se levar em conta o investimento em todos os produtos, pouco mais do que o custo de um desses serviços, que gira em torno de 150 à 200 reais na maior parte do Brasil e para a maioria dos carros. 

Nota: Este processo pode ser adotado em mais cores sólidas e até mesmo no carro prata, porém, sempre devemos fazer testes prévios com nosso set de produtos pois cada caso é um caso. 

Se você tiver interesse, aqui está o vídeo que foi feito na época em que pintei a porta:

http://www.youtube.com/watch?v=R2_JbtOsBCs

Neste vídeo você confere em detalhes todo o procedimento de polimento feito na época.

Um abraço! Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário