sábado, 24 de agosto de 2013

Hologramas (Swirls, Teias de Aranha): Na Pintura, Polimento, Fários e outros: O que são, como evitar e como remove-los!

Olá pessoal, tudo bem? 

Hoje estou aqui para escrever um pouco sobre um assunto muito discutido por quem faz repintura e cuida da pintura do seu carro, especialmente entre os adeptos do polimento.

Os "Hologramas", também conhecidos como "Swirls e Teias de Aranha", são riscos / marcas circulares que podem aparecer em seu carro em diversos lugares e por diversos motivos.

Dentre os locais mais suscetíveis da carroceira temos:

- Pintura
- Vidros
- Faróis de Acrílico
- Rodas Pintadas

Na maioria das vezes, o motivo principal para o aparecimento dos indesejados riscos circulares, é a lavagem e manutenção periódica inadequada causando ou potencializando o aparecimento destes defeitos. A falta de cuidado na lavagem, utilizando panos velhos, espumas inapropriadas e água de forma errada, acabam por trazer muitos riscos à lataria. Os vidros sofrem, embora em menor grau, por serem mais duros.

Aí você deve estar pensando.."Rodrigo, o que são esses riscos?" e eu apresento a foto abaixo:




Esta peça é longa conhecida. Utilizo ela há algum tempo para demonstrar vários procedimento de reparo e customização. E naturalmente, outra dúvida: "Como estes riscos foram parar aí?"

Estes hologramas são oriundos do polimento agressivo utilizando massa de polir número 2 e boinas de feltro, em conjunto com água, para polir de maneira rápida este farol, eliminando riscos profundos e médios. O grau de hologramas neste caso é leve, se assemelha muito ao cenário descrito acima (manutenção periódica, lavagem), devido ao fato de que eu fiz este procedimento seguindo diversos passos para amenizar a formação de hologramas, naturais da utilização de massa de polir (para se aprofundar no tema, clique aqui e veja o post sobre o assunto).

Como o foco aqui é a remoção destes defeitos, não vou me aprofundar no tema "polimento agressivo", e sim falar sobre um mecanismo de manutenção periódica para remoção de hologramas e teias de aranha em seu automóvel, utilizando para isso:

- Politriz (no meu caso angular).
- Composto de polimento de baixo grau de abrasividade (brilhantador de pintura): NSWAX Brilho Extremo.
- Boina de espuma macia (preta) que creio ser da marca Kers.
- Selante de pintura: PLC Lincoln.
- Cera protetiva: NSWAX Paste Wax.
- Micro fibra.
- Desengraxante para limpeza e inspeção da peça.


Produtos para polimento

Velocidade da máquina




Velocidade da máquina (2)

Aspectos sobre a operação da politriz:

Velocidade em torno de 1000~1100 RPM, operada de maneira lenta sobre o farol, em pequenas áreas por vez, seguindo todo o mecanismo de uso em polimento e sem exercer pressão sobre a superfície, em nenhuma das etapas. Muitos obtém resultados mais rápidos operando a máquina com pressão, porém isso pode trazer os hologramas, ao invés de remove-los. 

Etapa 1 - Aplicação do Brilho Extremo: 

Aplique 4 gotas pequenas na boina de polimento. Este produto rende muito e é bem viscoso, porém não mancha e nem seca facilmente sobre a área, portanto, pode-se operar a máquina até o momento em que temos o brilho e o produto já esta praticamente todo eliminado da superfície. Faça a aplicação em áreas de, no máximo, 50 por 50 centímetros.

Aí vem a pergunta: "Porquê Rodrigo?"

Para prevenir que o produto seque, cause poeira indesejada e esta mesma poeira de produto seco entre em contato com a peça e a boina, causando, adivinhe o que? Hologramas!

Este produto é extremamente eficiente na remoção de hologramas leves, pouco abrasivo e de fácil utilização com a politriz rotativa. Esta etapa gera muito medo ou risco se o operador não tiver plena consciência sobre o uso e mecanismo de operação da politriz rotativa em conjunto com boina e composto, pois é muito sensível à qualquer falha de uso.Portanto, é algo que pode variar de acordo com os produtos adotados.

Este produto pode ser utilizado em repinturas com cura inferior à 45 dias, segundo o fabricante, pois não tem poder de proteção da chapa, ao contrário do NSWAX Lustrador Universal, que também utilizo amplamente para este fim, porém este último contém componentes que são destinados à proteção da pintura.

Após a aplicação do produto, limpe a superfície com micro fibra e observe o resultado. Sendo necessária nova aplicação, aplique gotas pequenas do produto com espaços entre 10 e 15 cms entre uma gota e outra, e torne a fazer o polimento.

Faça isso até eliminar por completo os hologramas e teias de aranha.

Etapa 2 - Aplicação do Selante Lincoln PLC:

Selante, para quê? Este é um produto para ancorar à camada de cera, deixando a superfície limpa e isenta de contaminantes de alguns polidores, realçando o brilho e dando boa base para proteção por conter silicone em sua composição. É um produto muito leve sem carga abrasiva, podendo ser operado (e devendo inclusive) até que suma por completo da superfície. Em caso de excesso, deve-se remover com micro fibra, em caso de dificuldade, ambos podem ser removidos com pano úmido com água morna.

Durante a aplicação do selante PLC, aplique em pequenas áreas e pequenas quantidades. Lustre a área por um tempo, até notar que ele some da peça. Quando sumir, exerça contra peso (peso contrário à peça) e dê uma passada simples pela peça. 
Lembre-se que o selante funciona corretamente com aquecimento, portanto, é fundamental que a peça e a boina aqueçam na aplicação, levemente sensível ao tato.

Após a aplicação do selante, utilize a micro fibra e limpe a peça como um todo, à fim de remover qualquer resíduo de produto ainda não curado.
Feito isso, é hora da cera.

Etapa 3 - Proteção e aplicação da cera NSWAX Paste Wax:

A cera que utilizo é a NSWAX Paste Wax, uma cera à base de carnaúba com função principal relacionada à proteção. Aí vamos à pergunta.."E o que isso dignifica Rodrigo?" Significa que esta cera contém baixa carga de solventes agressivos, que tendem a limpar melhor a superfície em que aplicamos e também deixar o produto em estado "cremoso" para antes da aplicação.

Como aplicamos? Uma fina camada de cera é suficiente e te dará o resultado esperado com menor esforço, como você pode ver abaixo:




Camada de cera

Camada de cera (2)


A aplicação errada de ceras também trás riscos à pintura (farol neste caso), devido ao fato de que a fricção para retirar o produto seco da superfície certamente trará micro riscos, por soltar micro esferas secas, que fatalmente estarão em contato direto com a área que estamos aplicando a cera. Para remoção, espere o tempo de cura recomendado, faça o teste do dedo, ela deve sair não facilmente ao tato, mas deve soltar quando você passar o dedo de leve sobre a área, sendo assim, ela soltará facilmente sem pressão contra à peça e micro fibra.

E ao final, temos o resultado esperado: Uma peça polida com qualidade, com reflexos cristalinos e alto brilho, sem manchas ou problemas com hologramas.

Vamos conferir?










Bom pessoal, deixei aqui minhas dicas de como evitar e remover hologramas. De modo geral, o procedimento para a pintura (tinta pu, verniz pu) é o mesmo, porém o que muda é o tempo de operação da máquina e talvez a necessidade de uso de um composto levemente mais abrasivo.


O polimento é sempre algo que requer paciência, dedicação e conhecimento, para que se obtenha os resultados esperados. Tenha em mente que é trabalhoso e exige preparo e tempo adequado para executar os serviços.

Se deixei passar alguma coisa, por favor comuniquem nos comentários pois terei o prazer de complementar neste post.

Um abraço pessoal! Até a próxima!

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Polimento com Boinas de Feltro: Dicas de Polimento em Acrílico / Faróis (mecanismo simples)

Olá pessoal. Em um post rápido, acrescentando informações ao vídeo que fiz recentemente sobre polimento em acrílico com micro retifica, venho trazer para vocês um mecanismo de polimento agressivo com excelente poder de corte e bom acabamento, com baixo teor de hologramas, tendo em vista que a boina é extremamente agressiva.

Recentemente confeccionei algumas boinas de feltro para polimento de metais em geral, acrílicos e especialmente para polimento em vidro utilizando compostos específicos. Como ainda não estou com o produto para polimento de vidro em mãos, resolvi utilizar uma das boinas que fiz para fazer os testes iniciais de polimento agressivo, que originalmente deverá ser executado em metais.

Fiz o teste em metais, poli minha aliança de prata e minha bomba da cuia de chimarrão (aço inox), obtendo os resultados satisfatórios da mesma maneira que utilizando a micro retífica. Aí então, resolvi testa-la na lanterna de acrílico que tenho como peça de descarte, como método de polimento de corte (marcas de lixamento, riscos leves e etc).

Material utilizado:

- Politriz Rotativa.
- Massa de Polir nº 2 NSWAX duplo poder de corte (IMPORTANTE: É fundamental que a massa seja à base d'água).
- Boina de feltro 2.5 polegadas sem interface.
- Água

Mecanismo de trabalho:

1. Borrife água sobre a boina, levemente, deixando-a levemente umedecida.
2. Aplique massa de polir sobre a boina, uma fina camada.
3. Borrife água em seu aplicador / algodão e passe suavemente sobre uma pequena área do farol, no meu caso dividi em 2.
4. Inicie o polimento utilizando rotação entre 1400 à 1600 rpm.
5. Quando o produto estiver secando, pare o polimento, lave e inspecione a peça.
6. Após remover os defeitos, dê uma passada leve por toda a peça, fazendo os passos 2 e 3 novamente, utilizando rotação baixa e se necessário contra peso para aliviar a máquina. Evite deixar o produto secar, uma passada cruzada é o suficiente, já com maior teor de lubrificação.

Ao final do trabalho, você deverá ter um resultado de fácil acabamento em uma etapa de pré lustro e lustro, talvez até mesmo utilizando a própria boina de feltro. 

Fotos:






Considerações:

Apesar de ser um polimento extremamente agressivo, é fácil de operar a politriz rotativa em qualquer angulo e em qualquer rotação, inclusive sem utilizar a interface de espuma. Isso deve-se ao fato da lubrificação extra da água em conjunto com a massa de polir (à base d'água), o que também diminui o atrito e criação de hologramas muito fortes, dando um melhor acabamento.
Eu particularmente não utilizo massa de polir à não ser a mão em peças como essa e em pintura, porém, seguindo esta dica simples consegue-se um alto poder de corte (remoção de riscos de lixa como P1200) e um bom poder de refino. Obviamente que isso não irá eximir você de uma etapa de refino e lustro, porém, certamente irá poupar tempo ou dependendo do grau de acabamento que deseja, se tornar um serviço satisfatório.

Se você possuí uma furadeira ou parafusadeira com regulagem de velocidade, poderá tranquilamente utilizar um adaptador e fazer este tipo de serviço em sua casa, com um bom custo X benefício.

Deixo claro: Não recomendo esse mecanismo em qualquer tipo de verniz ou tinta!

É isso aí pessoal. Um abraço e até a próxima!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Polimento: Corte, Refino e Pré Lustro em uma só etapa utilizando Boina Fio Lincoln SV + Extra Forte NSWAX

Olá galerinha! tudo bem? 

Recebo muitos emails sobre setups de polimento do tipo: Que produto usar, que boina usar, que politriz, quero polir com baixo custo, a cor do meu carro é tal como devo fazer, etc. 

Referente à esses questionamentos, já fiz alguns vídeos sobre o assunto e exemplifiquei muito disso utilizando o setup que possuo, que é da marca NSWAX (você pode conferir alguns deles aqui ). Embora eu explique tudo de uma maneira geral, cada composto de cada marca tem seu mecanismo de uso especifico, portanto, cabe ao operador saber utilizar e adaptar o mecanismo de uso à sua realidade, porém, o básico é sempre o mesmo, abrasividade X boina X máquina. 

Bom, como o foco do post não é esse, vou entrar em detalhes sobre um mecanismo básico, de "baixo" custo para um polimento rápido e eficiente em carros de algumas cores sólidas e claras, em especial o branco sólido. 

Trata-se de um polimento "básico" feito em uma etapa, após repintura, envolvendo lixamento prévio com lixa P2500. 

Neste polimento foi utilizado o seguinte material: 

- Politriz: Angular (rotativa) 
- Polidor: Extra Forte NSWAX 
- Boina: SV (Super velcro poli fácil) Lincoln Fio 5.5 
- Amortecimento de impacto para acabamento: Interface de Espuma 5 polegadas. 

Utilizando o setup acima, consigo remover as marcas de lixamento P2500 em conjunto com a boina SV e o composto Extra Forte da NSWAX, com maior esforço se comparado ao uso da boina de lã macia (amarela), porém, com melhor grau de acabamento (fase de corte e refino e praticamente lustro em uma só etapa). 
Utilizando-a sozinha (boina diretamente no prato básico de EVA), sem a interface, consigo atingir satisfatoriamente o resultado esperado na etapa de corte (remoção das marcas de lixa), com baixo grau de hologramas (devido ao composto e à suavidade da boina). 
À partir daí entra a interface. O refino foi feito com a mesma boina e mesmo composto polidor, após a remoção das marcas de lixa, para amenizar os hologramas. 

Esse é um procedimento que adoto em peças repintadas, quando envolve-se o lixamento da peça inteira e não finalizo a proteção, porém deixando-a com um acabamento superior ao 
que normalmente é oferecido nas oficinas de pintura. 

E vamos ao resultado! 

Fotos detalhadas do resultado: 













E também, o vídeo postado no youtube: 



Para você que tem uma politriz (pode ser essas chinesas mais baratas, com regulagem de velocidade que atendem bem ao propósito hobby e fazem praticamente todos os serviços de polimento sem problemas) e não quer investir muito em um setup completo, deixo a dica do mínimo necessário para um acabamento superior ao que muitos polidores fazem em nossos carros por um custo baixo, se levar em conta o investimento em todos os produtos, pouco mais do que o custo de um desses serviços, que gira em torno de 150 à 200 reais na maior parte do Brasil e para a maioria dos carros. 

Nota: Este processo pode ser adotado em mais cores sólidas e até mesmo no carro prata, porém, sempre devemos fazer testes prévios com nosso set de produtos pois cada caso é um caso. 

Se você tiver interesse, aqui está o vídeo que foi feito na época em que pintei a porta:

http://www.youtube.com/watch?v=R2_JbtOsBCs

Neste vídeo você confere em detalhes todo o procedimento de polimento feito na época.

Um abraço! Até a próxima!