quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Pistola de Pintura HVLP LVLP Gravidade: Como funciona? Regulagem, atomização da tinta, pressão de trabalho, dicas de uso

Olá pessoal, tudo bem?

Fiz este novo vídeo sobre Pistola de Pintura para auxiliar vocês com algumas dúvidas teóricas básicas sobre o mecanismo de funcionamento e operação da ferramenta, reunindo todo o conteúdo em um só vídeo para facilitar a compreensão e didática.

Sinto que faltou algumas explicações mais claras e eficientes sobre regulagem de leque, o que é o leque, o que é bico, capa de ar, agulha e kit bico capa de ar, bem como quando utilizar bicos maiores ou menores (maior e menor diâmetro em mm).

Neste vídeo você verá:

  • O que é leque.
  • Como regular o leque na pistola de pintura.
  • Regulador de pressão na pistola de pintura.
  • Como regular a pressão da pistola de pintura.
  • Vazão de fluído (recuo da agulha) da pistola de pintura.
  • Atomização da tinta, verniz ou fundo.
  • Bicos da pistola de pintura como escolher o correto para a tinta, verniz ou fundo.
  • Como funciona tudo isso quando estamos pintando. 

Gostou do vídeo?

Deixe seu comentário e opinião!

Obrigado pessoal!

Um abraço e até a próxima!

30 comentários:

  1. POSSO PINTAR PEQUENAS PARTES DE CARRO COMO PORTA OU CAPO
    COM UM COMPRESSOR HOBY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, desde que possua e respeite os requisitos mínimos em equipamentos e seu mecanismo correto de uso.
      Abs!

      Excluir
    2. Rodrigo comprei este compressor Compressor de Ar 50 Litros Einhell 2,5 HP e uma pistola Pistola De Pintura Gravidade Hvlp Bico 1,4mm consumo de ar 6-11 cfm Gostaria de saber se esta pistola casa bem com este compressor Gostaria de pintar meu carro?? Obrigado.

      Excluir
    3. Não toca direito amigo. Respondi no youtube tb. Abraços!

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. oi rodrigo será que consigo pintar o paralama do meu fusca com um compressor de 8 pes e 25 lt
    qual pistola usar uma hvlp ou uma lvlp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consegue sim amigo! Use a HVLP ou LVLP com consumo de até 5pcm. Abraço!

      Excluir
    2. rodrigo estava pesquisando nas lojas os vedendores sao meio leigos no assunto de pistola,perguntei sobre a pistola lvlp e ele nao sabia mas tenho uma duvida estou com um compressor 1o pes de 88 litros e qual pistola vou usar pra pintar um 147 todo,no seu video vi o que importa e visualizar as especificaçoes da pistola e do compressor pra ver se casa.mas vi que existe pistola hvlp de baixa presao e consumo de ar e a lvlp tambem ai fica a duvida eu achei que todas hvlp seria de alta pressao se puder me explicar te agradeço!valeu!

      Excluir
    3. rodrigo estava pesquisando nas lojas os vedendores sao meio leigos no assunto de pistola,perguntei sobre a pistola lvlp e ele nao sabia mas tenho uma duvida estou com um compressor 1o pes de 88 litros e qual pistola vou usar pra pintar um 147 todo,no seu video vi o que importa e visualizar as especificaçoes da pistola e do compressor pra ver se casa.mas vi que existe pistola hvlp de baixa presao e consumo de ar e a lvlp tambem ai fica a duvida eu achei que todas hvlp seria de alta pressao se puder me explicar te agradeço!valeu!

      Excluir
  3. Rodrigo comprei este compressor Compressor de Ar 50 Litros Einhell 2,5 HP e uma pistola Pistola De Pintura Gravidade Hvlp Bico 1,4mm consumo de ar 6-11 cfm Gostaria de saber se esta pistola casa bem com este compressor Gostaria de pintar meu carro?? Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Olá Rodrigo! Eu tenho um compressor pequeno que só armazena 70 libras, qual pistola por gravidade voce me recomendaria usar nele, para pintar portas e janelas? desde já agradeço

    ResponderExcluir
  5. Para pintar container almoxarifado, a Pistola Pulverizadora Elétrica 600w. Compressor Pintura Hvlp. Pintaria bem? Ele tem 2 metros de altura por 2,5 metros de comprimento e 1,5 metros de largura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Recomendo que assista meu vídeo sobre o modelo: https://www.youtube.com/watch?v=YIK-A1flxuU

      Excluir
  6. Boa noite!
    Rodrigo, a algum tempo acompanho seus trabalhos, porem hoje preciso de sua ajuda!
    Comprei um compressor Motomil 7.6 pés 24 litros. Porem não sei qual pistola comprar, preciso de uma para aplicar primer algumas vezes e tintas automotivas.
    Qual tipo de pistola me indicaria? Hvlp ou Lvlp ou alguma outra? Quanto a agulha também!
    Espero que possa me ajudar, admiro muito o seu trabalho.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  7. Boa noite!
    Rodrigo, a algum tempo acompanho seus trabalhos, porem hoje preciso de sua ajuda!
    Comprei um compressor Motomil 7.6 pés 24 litros. Porem não sei qual pistola comprar, preciso de uma para aplicar primer algumas vezes e tintas automotivas.
    Qual tipo de pistola me indicaria? Hvlp ou Lvlp ou alguma outra? Quanto a agulha também!
    Espero que possa me ajudar, admiro muito o seu trabalho.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. http://rodrigogsi.blogspot.com.br/2013/12/escolhendo-compressor-de-ar-e-pistola-de-pintura.html
      Obrigado amigo!

      Excluir
    2. Muito obrigado amigo, como sempre ajudando e muito! :)

      Excluir
  8. Bom dia Rodrigo posso usar pistolas HVLP ou LVLP em um compressor de ar direto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. Não. Para ar direto a pistola precisa ser especifica para ar direto, sem restrição de passagem de ar pelo gatinho.

      Excluir
  9. Rodrigo qual pistola vc indica para pintura automotiva com compressor de 100lt 10pes. O modelo HVLP ou LVLP?

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde. Rodrigo andei lendo muito e pesquisando, e comprei um compressor Hyundai 7PCM, 24 Litros, 2Hp. O uso dele será esporádico, mas penso em pintar portas, janelas e peças isoladas do carro, ou retoques (este último uso é o que mais me interessa). Estou em dúvida na pistola. As duas que encontrei são:
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-764111959-pistola-de-pintura-para-carro-hvlp-caneca-de-600ml-550-_JM
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-699155752-pistola-ecologica-lvlp-arprex-eco21-bico-13mm-195pcm-_JM
    Poderia me ajudar a escolher ou indicar outra? Grato.

    ResponderExcluir
  11. Rodrigo, bom dia. Meu intuito não é ser piegas. Mas gostaria de parabenizar você por difundir esse conhecimento. Moro numa cidade pequena, não tenho nenhum curso pra fazer por aqui, de modo que sem suas dicas e ensinamentos eu teria muita perda de tempo e material ($) até aprender alguma coisa de pintura. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado amigo, certamente meus vídeos e dicas dão uma excelente base para começar.

      Excluir
  12. Boa noite, tenho um compressor de 24lt e 6pcm da Wind Press e gostaria de saber qual pistola comprar, é para pintar janelas e portão de ferro e também aplicar verniz. Assisti outro vídeo mas continuei na dúvida. Você poderia me indicar uma marca e modelo? Obrigada e parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Ola amigo!
    Vc sabe porque a pistola ARPREX modelo 25A desregula sozinho o ar e o leque?
    Tipo: estou pintando e derrepente o ar fecha sozinho, o leque também.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Rodrigo .
    Tenho um compressor com 130 litros
    Qual pistola que Vc indica para pinturas de pequenas e grandes peças
    Que o custo não seja muito alto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala meu amigo, beleza? Algumas opções:
      http://rodrigogsi.blogspot.com.br/2013/12/escolhendo-compressor-de-ar-e-pistola-de-pintura.html

      Excluir
  15. Todas essas dicas nos ajuda munto, eu tinha várias dúvidas mais acada video eu tenho menas dúvida, jato até encinando, parabéns atodos.

    ResponderExcluir