terça-feira, 13 de maio de 2014

Bancada de Trabalho: Fixe uma politriz à um adaptador e faça dela uma ferramenta multi uso!

Olá pessoal, tudo bem?

Há algum tempo eu estava procurando um suporte para deixar minha furadeira fixa em minha bancada (mesa) de trabalho. Esta é uma solução muito utilizada no âmbito do artesanato, em pequenos atelies de confecção de pequenas peças em madeira e metal e também em pequenas oficinas de eletrônica, em conjunto com outros acessórios como estações 3 em 1 para furadeiras e esmeris (para cortar chapas corretamente e desbastar metais), o que pode lhe custar um espaço e investimento considerável. 

Recentemente adquiri um suporte para fixar furadeiras, micro retificas e etc em uma bancada de trabalho de maneira que eles fiquem presos e eu fique com ambas as mãos livres para manipular peças em meus trabalhos. Devido ao pequeno espaço que normalmente temos em nossas casas, esse recurso torna-se muito versátil para executar serviços de precisão em peças pequenas. Trabalho com LEDS e confecção de algumas peças em acrílico, e também faço alguns polimentos em pequenas peças que exigem um apoio manual para executar os serviços.

Tendo em vista esse cenário, optei por comprar um adaptador que me possibilita prender à politriz de modo que eu fique com ambas as mãos livres para executar estes trabalhos. Originalmente a ideia era prender a furadeira, porém a minha furadeira possuí diâmetro da capa de eixo (carcaça) maior do que o máximo comportado pelo adaptador, portanto, somente a politriz serviu como ferramenta nesse suporte.

Com esse tipo de adaptação você poderá fazer diversos trabalhos de desbaste e polimento em peças pequenas com uma boa precisão. Em paralelo à esmeril tradicional, você terá uma gama muito maior de acessórios que poderá utilizar (discos de lixa hookit, lixas d'água, boinas para polimento, etc), bem como regulagem de velocidade e até mesmo uma amplitude de serviços que poderá fazer muito maior. Mecanismo portátil e prático para execução desses pequenos trabalhos!

Vamos conferir o teste?

Neste vídeo fiz um pequeno trabalho de polimento em uma corrente de prata que estava oxidada e sem brilho, recuperando o brilho com composto polidor Extra Forte NSWAX (para polimento automotivo) e depois com polidor de metais Brosol. A ideia do vídeo é mostrar o primeiro teste do adaptador e também uma de suas funcionalidades em minha bancada.




E o link do produto?

Infelizmente ainda não achei no mercado nacional, porém segue o link do Aliexpress:

http://www.aliexpress.com/item/Mini-clamp-on-bench-vise-Grinder-Holder-Mini-Electric-Drill-Stand-Make-the-Grinder-Flat/824227214.html

Fotos:







Vídeo de utilização da politriz com discos de esmerilhadeira:


No vídeo acima eu estava somente apontando a ponta da broca queimada que uso para fazer riscos e marcações de furo em madeira, sem usá-la na furadeira.

Detalhes sobre a adaptação em breve no blog!

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527



vendas@rodrigogsi.com.br


Gostou deste post? Compartilhe com os seus amigos e deixe seu comentário!

Obrigado pessoal.

Um abraço e até a próxima!

Tags: politriz de bancada,polimento de jóias,polimento caseiro de jóias,como adaptar uma politriz em bancada,como fazer politriz de bancada,lixadeira de bancada,lixadeira para artesão,politriz para artesão,politriz fixa,lixadeira fixa,esmeril de bancada,esmeril com politriz,esmeril com lixadeira,suporte para furadeira,suporte para micro retífica,suporte para politriz,

Nenhum comentário:

Postar um comentário