terça-feira, 20 de maio de 2014

Lançamento: Teste, Review, Comparativo e Primeiro Contato com o Novo Lustrador de Pintura NSWAX!

Olá pessoal, tudo bem?

Alguns dias atras postei uma foto para quem nos acompanha falando sobre um novo produto: Lustrador Universal NSWAX Linha Suprema. 

Estamos aqui hoje para escrever um pouco sobre o assunto e passar um pouco dos bastidores dos testes deste novo produto, esclarecendo para vocês como eu tenho testado alguns compostos e novidades do mercado de detail e embelezamento de pintura automotiva. 

Em se tratando de compostos para polimento, sempre tento forçar o uso do composto em algum cenário bem severo, como no caso de hoje aonde tive a oportunidade de trabalhar com um composto dedicado à etapa de lustro e proteção (última fase de polimento atuando também com agentes de proteção, ação semelhante aos selantes de pintura) em uma fase de refino de marcas de lixa 4000 à base d'água.

Abaixo, parte do nosso material e detalhes dos riscos:


Antes do Polimento com Lustrador Universal Linha Suprema

Nosso roteiro de testes:

  1. Efetuar uma etapa de comparação de poder de corte do Lustrador Universal atual com o Lustrador Universal da linha Suprema.
  2. Verificar as diferenças em termos de operação do composto.
  3. Avaliar os resultados obtidos utilizando o lustrador em conjunto com boina de espuma de corte agressivo.
  4. Em termos gerais verificar as diferenças entre ambos e facilidade e agilidade de uso nas etapas de lustro.
Vídeo dos testes:



Agora vamos ao meu relato com relação ao uso do produto.

A primeira etapa dos testes foi verificar a diferença de viscosidade dos produtos. Produtos mais viscosos tendem a ser mais difíceis de operar em uma politriz, especialmente roto orbital, devido ao fato de secarem e empastarem com facilidade. Naturalmente devemos praticar antes e a curva de aprendizado para utilizar tais compostos normalmente é diferente ou até mesmo mais demorada do que na utilização de um composto mais lubrificado, como um composto para remoção de hologramas. Devido à sua carga de agentes de proteção, o processo ou etapa de lustro e acabamento final era ligeiramente mais trabalhoso do que se utilizássemos, por exemplo, o composto Brilho Extremo ou X-Fine. Isso mudou até mesmo no Lustrador Universal da linha convencional, o qual se tornou mais "tolerante ao uso", perdendo um pouco em sua função de proteção da pintura (selante) e ganhando em termos de operabilidade no momento da aplicação. Tendo em vista que o novo composto é extremamente líquido, é natural que tenhamos às seguintes conclusões:
  • Operação mais fácil, especialmente com a politriz roto orbital.
  • Menor quantidade de resíduo (névoa) que deve ser removida com a micro fibra.
  • Mais fácil de operar no momento do polimento.
De fato, esses três pontos listados acima são verdadeiros. O composto faz a etapa de lustro de maneira muito eficiente, até com menor quantidade de pó e facilita o trabalho por não necessitar de limpeza com a micro fibra constantemente. Porém, sua carga de proteção perante a peça é menor.

Vamos falar agora do poder de corte. É natural que eu faça esse tipo de comparativo. Eu esperava que o poder de corte fosse menor do que se comparado ao convencional, porém, utilizando a máquina da mesma maneira e na mesma faixa de rotação, pude observar que está igual. Não notei diferenças em relação ao poder de corte de ambos. Certamente sua natureza mais líquida ajuda no uso de um politriz roto orbital, portanto, em teoria (digo teoria pois ainda não utilizei este novo composto na politriz roto orbital) deve ter um poder de corte ligeiramente maior do que utilizando o lustrador convencional, por não secar ou formar a névoa tão facilmente com, melhorando o tempo de reposta do composto no momento do uso.

À partir daí falamos do teste em si. Procurei utilizar ele de maneira forçada, em uma pintura completamente marcada e com diferentes padrões de boinas de espuma, à fim de identificar 2 pontos:
  • Qual o seu real poder de corte.
  • Qual a sua capacidade de refino em promover novas marcas, mesmo utilizando boinas agressivas para esta etapa.
O resultado não podia ser melhor! Consegui remover as marcas de lixa e não promovi novas marcas, mesmo utilizando boinas de espuma ditas agressivas, deixando à cargo de uma boina lustradora (macia) a etapa final sem maiores problemas, tendo em vista que a remoção das marcas de lixa foi tranquila. Evidente que demorei mais do que se estivesse utilizando um composto adequado para tal finalidade, porém isso demonstra 2 coisas:
  • Versatilidade: Composto tolerante à uso com diferentes boinas, rotações e etapas do polimento.
  • Agilidade e rapidez: Composto rápido em sua etapa.
Juntando estes 2 pontos, vale a pena ressaltar um dos pontos fortes dos produtos da marca NSWAX neste segmento: Apelo à rapidez e agilidade em conjunto com alto grau de acabamento final, proporcionando ao profissional do ramo um desprendimento à etapas de polimento tendo em vista que podemos mesclar mais de uma etapa em apenas uma, ou até mesmo utilizar diferentes compostos com padrões diferentes de boinas sem que isso seja um problema, muito pelo contrário, lhe trazendo uma gama de acabamento muito mais rápida se comparado à outras marcas e processos de polimento e embelezamento automotivo que temos no mercado. 

Para fechar nosso papo deixo aqui registrado o que resume o novo composto:
  • Facilidade de uso.
  • Adequado ao mecanismo roto orbital.
  • Bom poder de corte e acabamento final, sem promover novas marcas na pintura.
  • 2 em 1: Lustra e protege a superfície em uma só etapa.
Abaixo deixo o vídeo com um resumo do teste feito na íntegra já no primeiro uso do composto.

É isso pessoal. Espero que tenham gostado desse relato de uso e teste inicial e não deixe de voltar para conferir mais novidades como esta em nosso blog!

Gostou do post? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário!

Interessado no produto? Entre em contato conosco para adquiri-lo em: www.rodrigogsi.com.br.

Um abraço e até a próxima!

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário