sábado, 25 de janeiro de 2014

Funilaria e Pintura Análise de Pintura Automotiva 1 (Vídeo Aulas) Identificando Repinturas e Retoques na Pintura do seu carro

Olá pessoal, tudo bem?

Recebi recentemente no canal uma dúvida de um amigo e resolvi responder em vídeo.

O tema é: Como identificar (ou tentar) uma repintura (peça repintada) ou retoque na pintura do seu carro?

Assistam as dicas no vídeo!



Confira abaixo os exemplos de problemas em reparos de pintura automotiva oriundos de falhas no processo de funilaria e pintura:

1. Problemas com desplacamento de tinta (falta de aderência da pintura):


2. Problemas e defeitos de preparação de chapa inadequada / uso de selante após aplicação da tinta sem obedecer período mínimo de cura de 30 dias (murchamento da pintura):



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Um abraço, até a próxima!

Obrigado.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Como Pintar seu Carro Vídeo Aulas de Funilaria e Pintura (Parte 1): Preparação da Chapa para Pintura Lixamento e Defeitos à Serem Corrigidos

Olá pessoal, tudo bem? 

Nesta nova série de posts pretendo organizar duas séries de vídeos que tenho no Youtube à fim de abordar as etapas de preparação da chapa na repintura automotiva (funilaria e pintura) de modo cronológico dando uma enfase teórica e vendo o resultado prático das etapas executadas ao mesmo tempo.

Quando trabalhamos com pintura automotiva ou qualquer outro serviço de pintura de alto padrão de acabamento, devemos obedecer algumas etapas e cuidados cruciais para a qualidade do nosso serviço, dentre elas estão:

  • Preparação correta da chapa e resolução de todos os defeitos presentes da maneira correta e com material de qualidade.
  • Obedecer o mecanismo de uso de todos os produtos e equipamentos no momento dos reparos.
  • Alto grau de limpeza em todas as etapas do trabalho.
  • Não queimar etapas, deixar de fazer aplicação de qualquer material quando recomendado pelo fabricante ou processo de reparo da peça que está trabalhando.

Seguindo estas dicas básicas certamente teremos um alto padrão de acabamento, dito profissional.

Uma das etapas mais importantes é certamente a etapa de preparação da chapa para aplicação de fundo e posteriormente tinta e verniz, agora vem à dúvida: Quais são as primeiras ações da preparação de chapa?

  • Análise dos defeitos: Conferimos se precisamos de aplicação de massa, repuxo e etc.
  • Após isso, efetuamos o lixamento visando remover os defeitos ou ancorar a peça para aplicação de massa, repuxo elétrico (abrindo espaço para o grampo da repuxadeira que deve ser fixado diretamente sobre a chapa nua, sem qualquer vestígio de fundo, tinta, massa e etc.)
  • Nivelar ao máximo a superfície evitando ondulações, removendo corretamente riscos de lixa mais fortes e deixando-a preparada para aplicação do fundo pu, seja ele de isolamento ou enchimento.
Vamos ver 2 aulas sobre lixamento no processo de funilaria e pintura?

Nestes 2 vídeos você verá:
  • Lixamento inicial: Quais lixas utilizar e em quais tipos de defeitos?
  • Uso de lixadeiras.
  • Uso de esmerilhadeiras.
  • Uso de lixadeiras roto orbitais.
  • Lixamento manual.
  • Dicas iniciais sobre como lixar de maneira correta.
  • Diferenças entre massa rápida, massa poliéster, massa plástica.
  • Quando utilizar massa para reparos automotivos.
  • Fundo PU de enchimento.
  • Fundo PU de isolamento.


Agora que estamos familiarizados com o processo inicial de preparação da chapa para pintura (lixar a peça para pintar), vamos ver o defeito que deverá ser corrigido em nossa série sobre pintura automotiva?

Nesses 2 primeiros vídeos você verá:
  • Defeitos de chapa que devem ser corrigidos.
  • Causas dos defeitos apresentados.
  • Dicas sobre lixamento manual.


Deixo ainda um bônus: Para vocês terem uma noção sobre a importância da preparação da chapa no momento da pintura e do correto lixamento nestas etapas, deixo aqui dois vídeos com uma série de defeitos como desplacamento de tinta, riscos de lixa na chapa não refinados corretamente e uma série de defeitos de funilaria e pintura comentados.



Espero que tenham gostado desse conteúdo!

Um abraço e até a próxima pessoal!

Obrigado!


Pistola de Pintura HVLP LVLP Gravidade: Como funciona? Regulagem, atomização da tinta, pressão de trabalho, dicas de uso

Olá pessoal, tudo bem?

Fiz este novo vídeo sobre Pistola de Pintura para auxiliar vocês com algumas dúvidas teóricas básicas sobre o mecanismo de funcionamento e operação da ferramenta, reunindo todo o conteúdo em um só vídeo para facilitar a compreensão e didática.

Sinto que faltou algumas explicações mais claras e eficientes sobre regulagem de leque, o que é o leque, o que é bico, capa de ar, agulha e kit bico capa de ar, bem como quando utilizar bicos maiores ou menores (maior e menor diâmetro em mm).

Neste vídeo você verá:

  • O que é leque.
  • Como regular o leque na pistola de pintura.
  • Regulador de pressão na pistola de pintura.
  • Como regular a pressão da pistola de pintura.
  • Vazão de fluído (recuo da agulha) da pistola de pintura.
  • Atomização da tinta, verniz ou fundo.
  • Bicos da pistola de pintura como escolher o correto para a tinta, verniz ou fundo.
  • Como funciona tudo isso quando estamos pintando. 

Gostou do vídeo?

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Obrigado pessoal!

Um abraço e até a próxima!

Avaliação Review de Ferramentas (Opiniões Sobre) Micro Retífica RT650 Black & Decker e Acessórios

Olá pessoal, tudo bem?

Confiram neste vídeo minha avaliação, opinião e dicas sobre a Micro Retífica Black & Decker RT650 que em minha visão, continua entre uma das melhores do mercado.

Seu ponto chave é o Torque, excelente equipamento para quem busca algo robusto que se enquadra em todos os cenários de uso de uma micro retífica portátil, tais como:


  • Cortar metal, parafusos, madeira, pequenas chapas de aço, acrílico, plásticos em geral, vidro, etc.
  • Furar madeira, metal, azulejos, acrílico e plásticos em geral, vidro, etc.
  • Polir joias, metais, carrinhos de coleção, etc.
  • Desbastar.
  • Lixar.
  • Esmerilhar.
  • Use sua criatividade! :)
Confira no vídeo abaixo a avaliação completa do equipamento e dicas de uso!


Gostou do vídeo?

Não esqueça de deixar seu comentário e sugestão!

Um abraço pessoal, até a próxima!

Obrigado!


sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Limpeza e Manutenção de Pistola de Pintura: Como cuidar do seu equipamento (Vídeo Aulas: Parte 03)

Fala pessoal, tudo certinho?

Bom na nossa terceira parte do assunto, venho trazer para vocês o problema que estou atualmente enfrentando com a pistola de pintura:

No vídeo constatamos que temos um problema de passagem de fluído (tinta, verniz, etc) quando acionamos o gatilho, impossibilitando qualquer tipo de pintura com qualidade, pois isso certamente compromete nosso acabamento final pela falha de passagem de tinta.



A passagem de ar funciona perfeitamente, a pistola aparentemente não possuí obstruções que à levariam ter este padrão de comportamento, já verifiquei muita coisa e a única alternativa foi entrar em contato com a Arprex. Já se passou mais de uma semana e ainda não tenho resposta deles sobre o assunto, porém já estou estudando à possibilidade de levar até uma assistência técnica autorizada, tendo em vista que a pistola parece se adequar muito bem ao uso com o compressor Einhell 270/50 com reservatório de 50 Litros, pois consome quantidade de ar compatível com o equipamento, garantindo um bom tempo de operação sem que o compressor acione rapidamente. Outro ponto forte é a névoa (overspray durante o uso de verniz e tinta) produzida, que parece ser baixa pelos meus testes.

Se alguém tiver alguma sugestão por favor comente no vídeo! Voltarei tão logo consiga algum avanço no assunto.

Links para os demais posts:

Limpeza e Manutenção de Pistola de Pintura: Como cuidar do seu equipamento (Vídeo Aulas: Parte 04): Aguardando resposta da Arprex / Solução do problema. 

Um abraço pessoal, até mais!

domingo, 5 de janeiro de 2014

Limpeza e Manutenção de Pistola de Pintura: Como cuidar do seu equipamento (Vídeo Aulas: Parte 02)

Olá pessoal, tudo bem?

Seguindo para a nossa segunda parte dos vídeos, vou deixar aqui registrado que a limpeza de sua pistola de pintura é de extrema necessidade logo após o uso, para evitar sujeira encrostada que em alguns casos só se remove trocando a peça comprometida.

Felizmente não tenho esse tipo de problema com a pistola que estou fazendo a manutenção nos vídeos, embora esteja com resíduos no pescador que são difíceis de serem completamente removidos. Porém vale a pena dar muita atenção para esta etapa de limpeza logo após o uso, principalmente com compostos poliuretano (utilizam catalisadores) e wash primer (fundo anti corrosivo) pois ele reage facilmente com o metal da caneca e da pistola de pintura.

Vamos aos vídeos?






Perguntas:

  1. Mas e se a sujeira estiver comprometendo o acabamento?
Ou tentamos limpá-la novamente, à fim de remover qualquer resíduo, ou talvez seja necessário a troca de alguns componentes ou até mesmo substituição da pistola de pintura, tendo em vista que em alguns casos seu funcionamento é comprometido de tal maneira que fica praticamente impossível realizar a limpeza.


Nos próximos vídeos irei demonstrar:
  • Teste de leque, regulagens básicas e funcionamento do equipamento.
  • Teste de consumo em um compressor hobby Einhell 270/50 com 50 litros de reservatório.

Links para os demais posts:

Limpeza e Manutenção de Pistola de Pintura: Como cuidar do seu equipamento (Vídeo Aulas: Parte 04): Aguardando resposta da Arprex / Solução do problema. 

Links uteis:

Site da Arprex: Você pode consultar em detalhes as especificações desta pistola no site.

Obrigado pessoal.

Um abraço e até a próxima!

sábado, 4 de janeiro de 2014

Limpeza e Manutenção de Pistola de Pintura: Como cuidar do seu equipamento (Vídeo Aulas: Parte 01)

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui para postar os 2 vídeos iniciais de uma limpeza e manutenção em uma pistola de pintura por sucção Arprex Modelo 04.

Essa pistola era do meu avô e recentemente eu à ganhei para guardar de recordação, porém, como estava a muitos anos parada guardada em um armário, a limpeza era de extrema necessidade.

Em termos gerais ela estava somente empoeirada, porém desmontando-a foi possível notar um acumulo de sujeira no bico, vestígios de oxidação na agulha e algumas sujeiras nas guarnições, necessitando de uma limpeza mais forte utilizando thiner para laca nitrocelulose.

Perguntas:


  1. É possível encontrar peças de reposição para esta pistola de pintura?
R: Sim! É possível e esta é uma das grandes vantagens de se optar por pistolas desta marca (Arprex). Visitando o site do fabricante você terá uma ampla gama de informações e o que mais nos interessa neste momento: Vista explodida do equipamento digitalizada, o que nos ajuda muito na hora da manutenção.

Como todo o procedimento foi filmado, aqui estão o primeiro e o segundo vídeo da série:

Vídeo 1: Introdução e História da Pistola


Vídeo 2: Limpeza Parte 01



E os próximos vídeos?

Nos próximos vídeos irei montar a pistola e fazer o teste de atomização simulando o uso. Se necessário, daremos continuidade com os reparos de substituição de guarnições e algumas peças para que ela volte à ativa como à cerca de 20 anos atras. Por se tratar de uma pistola de pintura de baixa produção (baixa pressão), também farei o teste de consumo de ar em um compressor hobby Einhell 270/50 de teóricos 10 pés cúbicos e 50 litros de reservatório de ar.

Links para os demais posts:

Limpeza e Manutenção de Pistola de Pintura: Como cuidar do seu equipamento (Vídeo Aulas: Parte 04): Aguardando filmagem. 

Links uteis:

Site da Arprex: Você pode consultar em detalhes as especificações desta pistola no site.

Peças para reposição: Encontrei no site budinferramentas algumas peças relacionadas e no mercado livre é possível encontra-las também.

Aguardem o próximo post!

Um abraço!