domingo, 30 de novembro de 2014

(Vídeo Aulas) Disco Jeans em Politriz Roto Orbital: Teste de uso, refino de marcas de lixa e maior poder de corte. Confira!

Olá pessoal, tudo bem?

Seguindo nossos testes em termos de polimento hoje chegou a hora de apresentar para vocês o teste de um disco jeans em politriz roto orbital.

O que é o disco jeans?

Semelhante à uma lixa, ele faz a etapa de corte agressivo em conjunto com a politriz roto orbital maximizando o poder de corte se comparado à outras boinas. Na politriz rotativa, podemos utiliza-lo para fazer 2 etapas em uma só: Lixamento e refino de marcas de lixa removendo casca de laranja em excesso em repinturas.

Como funciona?

Em conjunto com interface de espuma, podemos utiliza-lo com massa de polir e compostos polidores forte.
Aquece a peça mais do que outros mecanismos.

Prós:
  • Maior poder de corte com roto orbital (melhora o poder de corte nas etapas iniciais do polimento).
  • Eventualmente economia grande de tempo na remoção de casca de laranja em repinturas.
  • Polimento em metais, excelente para esta finalidade em peças planas.
Contras:
  • Aquecimento.
  • Saturação da boina no momento do polimento.
  • Alto poder abrasivo.
Vamos ao vídeo?





Neste vídeo tivemos uma noção sobre o uso do disco jeans e dicas gerais sobre o processo. Novidades em breve no nosso canal no cenário de repintura automotiva com politriz rotativa.

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Um abraço e obrigado!


(Vídeo Aula) Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas pelo Sol e Ação do Tempo Episódio 6: Como polir quinas e pequenas áreas de difícil acesso? Lixar riscos localizados.

Olá pessoal, tudo bem?

Continuando a nossa série de vídeos "Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas", hoje chegamos na etapa aonde faremos o uso de produtos e boinas para polimentos localizados, que podem ser encaixados nos seguintes trabalhos de polimento:

1. Polir faróis automotivos.
2. Poli áreas localizadas com defeitos pontuais, após o processo de polimento.
3. Poli áreas pontuais aonde você efetuou o lixamento da pintura.
4. Polir áreas de difícil acesso como colunas do para-brisa e peças pequenas.

Esse kit de boinas menores é algo muito útil para quem faz polimento automotivo, pois ajuda muito a polir áreas complicadas onde normalmente devemos usar algum mecanismo de polimento manual, evitando o uso de algodão e massa de polir na maioria dos casos.

Nesse vídeo, veremos também o lixamento localizado da pintura para eliminar pequenas imperfeições oriundas de um adesivo colado anteriormente nessa peça. Será possível ter uma visão geral e detalhada sobre como abordar o lixamento de riscos e defeitos pontuais após o serviço de polimento.

No vídeo à seguir vocês irão ver pratos e boinas específicos para esta tarefa mais detalhada do polimento, bem como conferir seu uso e funcionamento.




Ao final de mais um vídeo da nossa série sobre como recuperar pintura automotiva queimada do sol, aprendemos e conferimos a importância do uso de boinas menores para efetuar serviços mais detalhados e precisos no momento em que estamos polindo nossos veículos, melhorando consideravelmente o potencial de acabamento final da pintura.

No próximo vídeo, já chegando ao fim da nossa série, apresentaremos o tema de proteção de pintura após o polimento, bem como dicas de conservação e manutenção de brilho após executar o polimento e correção da pintura. Utilizaremos cera e vitrificador de pintura.

Os produtos para polimento manual você encontra em: www.rodrigogsi.com.br.

Você pode me contactar diretamente pelo email (rodrigo_gsi@yahoo.com.br) para adquirir seu kit de produtos em conjunto com boinas de espuma para polimento automotivo e compostos polidores e cera para proteção da pintura. Informe no título do email "Interesse no Kit para Polimento 3"".

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Um abraço e até a próxima!

domingo, 23 de novembro de 2014

(Vídeo Aula) Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas pelo Sol e Ação do Tempo Episódio 5: Polir o Carro com Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX

Olá pessoal, tudo bem?

Continuando a nossa série de vídeos "Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas" após termos apresentado o processo de polimento com a politriz rotativa (tradicional),hoje estamos aqui para mostrar algo diferente em nosso blog: Polir carros com lixadeira roto orbital! É possível? Sim!
Vamos ver como?

1. Rodrigo, toda lixadeira roto orbital pode ser usada para esta finalidade?

Não, somente modelos com regulagem de velocidade podem ser utilizadas para polimento automotivo.

2. Qual lixadeira roto orbital posso utilizar?

Qualquer modelo com regulagem de velocidade.

3. Posso polir o carro todo de uma só vez?

Não. O risco da máquina aquecer em excesso e você ter problemas de super aquecimento é grande.

4. Essa máquina tem força para polir automóveis?

A maioria delas possue bom poder de corte inclusive com boinas de espuma agressivas, porém devemos ter em mente que devemos trabalhar cuidadosamente peça a peça, e não querer polir o carro todo de uma só vez.

5. O que devemos fazer para evitar o aquecimento da lixadeira roto orbital quando estivermos polindo?

Parar o serviço várias vezes e deixar a máquina esfriar.

6. Posso encerar e aplicar selantes com a lixadeira roto orbital?

Sim, desde que obedeça o uso correto da cera ou selante e opere a máquina conforme abordamos no vídeo e no blog.

7. Qual lixadeira você recomenda?

Sempre recomendo a Bosch GEX 125 AE-1, pelo seu custo X beneficio.

8. Esse processo pode ser utilizado profissionalmente? A lixadeira substitui uma politriz?

Não, a lixadeira roto orbital não substitui uma politriz roto orbital ou rotativa (tradicional). Esse mecanismo é usado somente para correções pontuais e por pessoas que estão querendo fazer pequenos retoques e correções de pintura em seus automóveis particulares, não sendo uma máquina que possa ser usada como único instrumento de polimento automotivo.

Agora que já tiramos algumas dúvidas, vamos ao vídeo!



Ao final desse post, você já está apto a avaliar se esse mecanismo de polimento se enquadra em seu objetivo de uso ou não.

No próximo vídeo você verá o processo de polimento e lixamento localizado, em pequenas áreas utilizando politriz rotativa e boinas diversas para polimento em pequenas áreas, áreas de difícil acesso, faróis e lanternas automotivas e polimentos localizados após lixamento de pequenos riscos.


Os produtos para polimento manual você encontra em: www.rodrigogsi.com.br.

Interessado em comprar os produtos de polimento para sua lixadeira roto orbital?

Kit 6 polegadas (para pratos 150mm):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792258675-kit-espelhamento-para-roto-orbital-_JM

Kit 5 polegadas (para pratos 125mm):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793343475-kit-espelhamento-roto-orbital-5-polegadas-125mm-_JM

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(Vídeo Aula) Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas pelo Sol e Ação do Tempo Episódio 5: Polir o Carro com Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX

Olá pessoal, tudo bem?

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Vamos ver como?

1. Rodrigo, toda lixadeira roto orbital pode ser usada para esta finalidade?

Não, somente modelos com regulagem de velocidade podem ser utilizadas para polimento automotivo.

2. Qual lixadeira roto orbital posso utilizar?

Qualquer modelo com regulagem de velocidade.

3. Posso polir o carro todo de uma só vez?

Não. O risco da máquina aquecer em excesso e você ter problemas de super aquecimento é grande.

4. Essa máquina tem força para polir automóveis?

A maioria delas possue bom poder de corte inclusive com boinas de espuma agressivas, porém devemos ter em mente que devemos trabalhar cuidadosamente peça a peça, e não querer polir o carro todo de uma só vez.

5. O que devemos fazer para evitar o aquecimento da lixadeira roto orbital quando estivermos polindo?

Parar o serviço várias vezes e deixar a máquina esfriar.

6. Posso encerar e aplicar selantes com a lixadeira roto orbital?

Sim, desde que obedeça o uso correto da cera ou selante e opere a máquina conforme abordamos no vídeo e no blog.

7. Qual lixadeira você recomenda?

Sempre recomendo a Bosch GEX 125 AE-1, pelo seu custo X beneficio.

8. Esse processo pode ser utilizado profissionalmente? A lixadeira substitui uma politriz?

Não, a lixadeira roto orbital não substitui uma politriz roto orbital ou rotativa (tradicional). Esse mecanismo é usado somente para correções pontuais e por pessoas que estão querendo fazer pequenos retoques e correções de pintura em seus automóveis particulares, não sendo uma máquina que possa ser usada como único instrumento de polimento automotivo.

Agora que já tiramos algumas dúvidas, vamos ao vídeo!



Ao final desse post, você já está apto a avaliar se esse mecanismo de polimento se enquadra em seu objetivo de uso ou não.

No próximo vídeo você verá o processo de polimento e lixamento localizado, em pequenas áreas utilizando politriz rotativa e boinas diversas para polimento em pequenas áreas, áreas de difícil acesso, faróis e lanternas automotivas e polimentos localizados após lixamento de pequenos riscos.


Os produtos para polimento manual você encontra em: www.rodrigogsi.com.br.

Interessado em comprar os produtos de polimento para sua lixadeira roto orbital?

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Vamos ver como?

1. Rodrigo, toda lixadeira roto orbital pode ser usada para esta finalidade?

Não, somente modelos com regulagem de velocidade podem ser utilizadas para polimento automotivo.

2. Qual lixadeira roto orbital posso utilizar?

Qualquer modelo com regulagem de velocidade.

3. Posso polir o carro todo de uma só vez?

Não. O risco da máquina aquecer em excesso e você ter problemas de super aquecimento é grande.

4. Essa máquina tem força para polir automóveis?

A maioria delas possue bom poder de corte inclusive com boinas de espuma agressivas, porém devemos ter em mente que devemos trabalhar cuidadosamente peça a peça, e não querer polir o carro todo de uma só vez.

5. O que devemos fazer para evitar o aquecimento da lixadeira roto orbital quando estivermos polindo?

Parar o serviço várias vezes e deixar a máquina esfriar.

6. Posso encerar e aplicar selantes com a lixadeira roto orbital?

Sim, desde que obedeça o uso correto da cera ou selante e opere a máquina conforme abordamos no vídeo e no blog.

7. Qual lixadeira você recomenda?

Sempre recomendo a Bosch GEX 125 AE-1, pelo seu custo X beneficio.

8. Esse processo pode ser utilizado profissionalmente? A lixadeira substitui uma politriz?

Não, a lixadeira roto orbital não substitui uma politriz roto orbital ou rotativa (tradicional). Esse mecanismo é usado somente para correções pontuais e por pessoas que estão querendo fazer pequenos retoques e correções de pintura em seus automóveis particulares, não sendo uma máquina que possa ser usada como único instrumento de polimento automotivo.

Agora que já tiramos algumas dúvidas, vamos ao vídeo!



Ao final desse post, você já está apto a avaliar se esse mecanismo de polimento se enquadra em seu objetivo de uso ou não.

No próximo vídeo você verá o processo de polimento e lixamento localizado, em pequenas áreas utilizando politriz rotativa e boinas diversas para polimento em pequenas áreas, áreas de difícil acesso, faróis e lanternas automotivas e polimentos localizados após lixamento de pequenos riscos.


Os produtos para polimento manual você encontra em: www.rodrigogsi.com.br.

Interessado em comprar os produtos de polimento para sua lixadeira roto orbital?

Kit 6 polegadas (para pratos 150mm):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-792258675-kit-espelhamento-para-roto-orbital-_JM

Kit 5 polegadas (para pratos 125mm):

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793343475-kit-espelhamento-roto-orbital-5-polegadas-125mm-_JM

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domingo, 16 de novembro de 2014

(Vídeo Aula) Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas pelo Sol e Ação do Tempo Episódio 4: Como Usar a Politriz e Boinas de Polimento De Lã e Espuma para Polir o Pintura

Olá pessoal, tudo bem? 

Continuando a nossa série de vídeos "Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas" após termos apresentado o processo de polimento manual, trazemos agora o processo utilizando os produtos mais comuns disponíveis no mercado de polimento e embelezamento automotivo: Politriz Rotativa (Angular) com regulagem de velocidade, Boinas de Lã Dupla Face e Espuma Lustradora Preta 7" em conjunto com os compostos polidores NSWAX Extra Forte e X Fine, além de solução desengraxante e micro fibras diversas. 

Abordamos neste vídeo os detalhes e cuidados gerais para proceder com este serviço de polimento em pinturas queimadas, dando extrema atenção ao fato de degastar o mínimo possível a pintura para obter o acabamento desejado, minimizando o grau abrasivo e a agressão ao verniz ou tinta pu no momento do polimento. Você irá conferir em detalhes como fazer o teste de abrasividade (spot test) com os produtos apresentados no vídeo, de modo à obter excelente resultado em curto período de tempo. 

1. Porquê não utilizou massa de polir e boina de lã branca? 

Para minimizar o desgaste do verniz / tinta pu. 

2. Quais as principais dificuldades em trabalhar este tipo de reparo? 

Tempo de operação da politriz. Constante inspeção da peça. Eventualmente falta de abrasividade dos produtos. Eventual necessidade de lixamento fino. Não temos certeza se irão ou não aparecer manchas da base poliéster expostas após o polimento. Tempo geral de polimento muito maior do que um carro em estado de uso normal. Trabalhar com peças repintadas por terceiros em alguns casos. Trabalhar em painéis  com diferentes tipos de tinta / verniz. 

3. Quando devo lavar as boinas? 

Imediatamente após o uso, com detergente neutro ou produto especifico para lavagem de boinas. Pode utilizar também sabão de coco. 

4. Quanto tempo demora para secar uma boina de lã dupla face após a lavagem? 

Entre 2 e 5 dias. Eventualmente até 6 ou 7 dias, se estiver muito frio ou com garoa. 

5. Algumas pessoas dizem que devo começar lixando a pintura, isso é verdade? 

Não. O lixamento deve ser feito sempre em último caro, ainda mais em uma pintura queimada, aonde devemos ter muito cuidado pelo simples fato de que isso é um indicio de um verniz / tinta pu fortemente desgastado pela ação do tempo e falta de cuidados básicos de proteção e lavagem adequada. 

6. Em termos gerais, quanto tempo demoro para fazer uma peça queimada como essa? 

Entre uma e duas horas para trabalhar as 3 etapas de polimento neste peça inteira. 

Esta é a etapa mais esperada dessa série, portanto aqui está o vídeo! 

   

Ao final deste episodio aprendemos a operar a politriz rotativa neste cenário e temos um ponto de partida de como realizar a revitalização da pintura queimada com poucos produtos e obtendo um excelente acabamento. 

Lembre-se! Cada caso é um caso, cada carro poderá ter detalhes diferentes que ajudem ou impeçam o polimento com este set. Portanto é indispensável que o mecanismo seja sempre testando em pequenas áreas, para ver se irá surtir o efeito desejado e não devemos ter a ilusão que sempre poderemos resolver este tipo de problema de pintura somente com polimento. Polimento nunca é receita de bolo.
Após finalizar o serviço, é fundamental o uso de uma boa cera ou selante para proteção. 

No próximo vídeo você verá o processo com mecanismo roto orbital, utilizando dessa vez a Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-150 AVE (demonstração de polimento com lixadeira roto orbital para finalidades especificas e áreas pontuais). 



Os produtos para polimento manual você encontra em: www.rodrigogsi.com.br.

Você pode me contactar diretamente pelo email (rodrigo_gsi@yahoo.com.br) para adquirir seu hand pad (3 ou 5 polegadas) em conjunto com boinas de espuma para polimento automotivo e compostos polidores e cera para proteção da pintura. Informe no título do email "Interesse no Kit para Polimento em pintura queimada politriz rotativa".


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domingo, 9 de novembro de 2014

(Vídeo Aula) Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas pelo Sol e Ação do Tempo Episódio 3: Polimento de Pintura Manual com Hand Pad e Boinas de Espuma 3 polegadas

Olá pessoal, tudo bem?

Continuando a nossa série de vídeos "Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas" estamos aqui hoje para apresentar o processo de polimento manual utilizando hand pad e boinas de espuma para polimento automotivo. Neste vídeo veremos como recuperar uma pintura queimada utilizando produtos para polimento e boinas de espuma manualmente, sem necessitar de uma politriz para executar os serviços de polimento automotivo.

Esse processo é muito utilizado em alguns cenários básicos:

  • Por pessoas que não possuem uma politriz.
  • Polimentos localizados aonde a politriz não pode ser utilizada (vincos, canaletas, maçanetas, soleiras, etc).
  • Polimento em faróis e lanternas traseiras em plástico.
  • Polimento em peças plásticas de acabamento externo.
Engana-se então quem pensa que tendo uma politriz, seja ela qual for, ficaremos livres de processos manuais de polimento.

No vídeo abaixo você verá os detalhes de como executar um serviço de polimento manual com o máximo de qualidade possível, lembrando que este é um processo bem cansativo que exige paciência e dedicação de quem o faz.


Ao final deste vídeo, estamos cientes dos prós e contras de executar um polimento manual, bem como do resultado obtido até então. Julgo ser superior ao mecanismo de polimento utilizando simplesmente algodão e massa de polir, por ser mais fácil de executar e proporcionar melhor acabamento, livre de manchas e marcas circulares por exemplo.

Os produtos para polimento manual você encontra em: www.rodrigogsi.com.br.

Você pode me contactar diretamente pelo email (rodrigo_gsi@yahoo.com.br) para adquirir seu hand pad (3 ou 5 polegadas) em conjunto com boinas de espuma para polimento automotivo e compostos polidores e cera para proteção da pintura. Informe no título do email "Interesse no Kit para Polimento manual com Hand Pad".


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domingo, 2 de novembro de 2014

(Vídeo Aula) Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas pelo Sol e Ação do Tempo Episódio 2: Clay Bar Clay Disc Solução Desengraxante e Descontaminação da Pintura

Olá pessoal, tudo bem?

Continuando a nossa série de vídeos "Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas" estamos aqui hoje para apresentar o processo de descontaminação de pintura com clay bar manual e com politriz roto orbital e clay disc.

1. Porquê descontaminar a peça antes de polir?

Por N motivos. Os principais deles são:
  • Evitar que partículas sólidas se desprendam no momento do polimento e criem riscos profundos na lataria.
  • Evitar o lixamento da pintura.
  • Reduzir o tempo de polimento.
Com os 3 pontos mencionados acima, reduzimos custo de operação dentre outros benefícios.

2. O que você verá no vídeo?
  • Uso de clay bar em barra (descontaminação de pintura manual).
  • Uso de clay bar com politriz roto orbital (descontaminação de pintura com politriz).
  • Comentários e curiosidades sobre o processo.
  • Antes X Depois.
  • Uso do desengraxante para remoção de pulverização de tinta spray sobre a pintura do automóvel.
  • Teste da sacola.
Além disso, no próprio vídeo você terá acesso à 2 vídeos sobre o conceito dos manterias apresentados neste episódio.

3. Qual a diferença entre a clay disc e a clay bar convencional?

Clique aqui e assista um vídeo exclusivo sobre o tema, abordando os prós e contras de ambos os mecanismos de descontaminação de pintura.

Vamos ao vídeo?




Chegamos ao fim de mais uma etapa deste processo de reparo. No próximo vídeo daremos inicio ao processo de polimento manual, utilizando hand pad e boinas de espuma em conjunto com compostos polidores.

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