domingo, 7 de dezembro de 2014

(Vídeo Aula) Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas pelo Sol e Ação do Tempo Episódio 7: Cristalização e Vitrificação de Pintura

Olá pessoal, tudo bem?

Quase no fim da nossa série de vídeos "Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas" após termos apresentado o processo de polimento localizado da pintura, trazemos agora o processo de proteção da pintura utilizando cera cristalizadora e vitrificador de pintura.

1. Qual a diferença entre a cera cristalizadora e o vitrificador de pintura?

São muitas. A primeira delas é o custo: A aplicação de cera é muito mais barata do que a vitrificação. A segunda é o critério e tempo de trabalho para aplicação da cera, que é muito menor, e a aplicação do vitrificador, que exige uma série de cuidados prévios para um correto funcionamento do produto e evidentemente uma longa proteção. A terceira delas é a própria proteção: Enquanto a cera irá durar poucos meses na pintura, o vitrificador, se bem aplicado e se seguirmos o plano de manutenção adequado, pode durar até 12 meses.

2. Qual é o intuito da proteção após o polimento?

É o uso de boas ceras, selantes e eventualmente de um bom vitrificador que irão proteger a pintura para que ela não queime novamente com a ação do tempo.

3. Após finalizar o trabalho, como devo manter o carro?

Algo que deve ser muito bem observado é o fato da lavagem correta, utilizando produtos corretos como shampoo automotivo com pH neutro, panos e luvas de micro fibra em bom estado, técnicas de 2 baldes e secagem correta após a lavagem. Por exemplo: Não adianta nada levar o carro no melhor dos profissionais de polimento e lavar e secar com pano de chão, toalha velha e etc, pois assim você cria os riscos circulares instantaneamente após poucas lavagens. O uso da clay bar para descontaminar o veículo também é algo importante, para remover sujeira grudada, o que deverá ser muito mais fácil após o enceramento ou vitrificação.
É a lavagem correta que irá manter a pintura no mesmo padrão que ela está após o polimento e proteção inicial.

4. Como escolher entre cera ou vitrificador?

Se você é entusiasta e possuí um orçamento limitado, uma boa cera sem dúvidas é a melhor opção, pois cobre muito bem a parte de proteção ao brilho da pintura. Agora, se deseja uma proteção um pouco mais duradoura, o uso do vitrificador é a melhor escolha. Porém atente-se que existem N tipos de vitrificadores no mercado, com mecanismos de trabalho e resultados muitas vezes diferentes do que demonstro no vídeo, portanto: Cada produto tem seu mecanismo de uso correto, cabe a você seguir à risca esse processo para evitar transtornos. A aplicação da cera é sempre mais simples do que a aplicação de vitrificador de pintura.

Agora, vamos ao vídeo!




Chegamos ao fim da nossa série que revitalizou uma pintura queimada com o minimo possível de agressão à tinta PU, obedecendo as regras básicas de um polimento automotivo bem executado. O próximo vídeo, que ainda não tem data para ir ao ar, mostrará dicas e detalhes sobre este trabalho, tendo como base as dúvidas levantadas por vocês que assistiram a série. Espero que tenham gostado desse material e sirva como ponto de apoio para diversos tipos de correções de pintura.


Os produtos para polimento manual você encontra em: www.rodrigogsi.com.br.

Gostou deste post? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!


Não deixe de nos seguir nas mídias sociais para receber novidades sobre o próximo capítulo da série Revitalização de Pinturas Queimadas pela Ação do Tempo que, embora não tenha data para sair, poderá ser postado a qualquer momento!

Um abraço e até a próxima!