domingo, 5 de abril de 2015

Faça Você Mesmo Funilaria e Pintura: Curso online em Vídeo Aulas Parte 12 - Como Lixar Primer Fundo PU (Altos Sólidos) utilizando lixas à base d'água.

Olá pessoal, tudo bem?

Neste capítulo iremos abordar o tema "lixamento de fundo primer pu" utilizando tacos de borracha macios para lixamento com lixas a base d'água.

Quais as vantagens em utilizar lixas a base d'água neste processo?

Muitas pessoas acreditam que o uso do lixamento à base d'água é mais limpo, sendo essa uma das vantagens. Pelo pouco contato que tenho com a área de repintura automotiva, pude notar que o uso de lixas d'água proporcionam um acabamento mais fino nas peças em que estamos trabalhando, outro ponto positivo para este mecanismo de lixamento.

Quais as desvantagens de utilizar lixas d'água?

O uso da água é o primeiro ponto, o que deve ser feito sempre com moderação, aproveitando ao máximo possível a quantidade de água utilizada. Por isso recomendo sempre o uso de borrifadores.
Em segundo lugar o desgaste da lixa. A lixa d'água perde sua eficiência mais rápido do que as lixas à seco. Em terceiro, o uso da água em áreas de chapa exposta e lixamento grosso (com maior poder de desbaste), pois favorece o surgimento de oxidação.
Em quarto lugar temos o ponto da água penetrar na massa, especialmente poliéster e plástica, por ter maior quantidade de poros, favorecendo infiltrações que poderão trazer danos ao processo de repintura, tais como surgimento de bolhas, mapeamento e descascamento de tinta / verniz ou fundo.

Por esses motivos que faço o uso do lixamento à base d'água somente após a aplicação do fundo na peça em que estamos reparando.

Vamos ao vídeo?



Lixa utilizada: P600.

Precisa de tacos para lixamento sob medida? Consulte nosso site www.rodrigogsi.com.br e entre em contato conosco para desenvolvermos o projeto de taco para lixamento para você.

No próximo vídeo já estaremos finalizando o processo de recuperação da peça dando inicio à pintura.

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário