quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Lavar e Encerar o Carro: Hologramas, Holografias, Marcas Circulares, Swirls, Teias de Aranha: O que são? Como evitar? Como remover?

Olá pessoal, tudo bem?

Bom, atendendo à alguns pedidos, estou escrevendo um pouco sobre as famosas marcas circulares na pintura dos automóveis, especialmente os carros escuros. No artigo abaixo iremos tratar do tema "Hologramas na pintura", "Holografias na pintura", "Swirls", "Teias de Aranha" e "Marcas Circulares".

Primeiro de tudo. O que são estas marcas?


Os famosos hologramas são marcas circulares presentes na carroceria do automóvel, independente do local aonde estão presentes, podendo ou não ser removidas com polimento ou algum outro tipo de tratamento. Engana-se quem pensa que essas marcas só surgem na pintura. Elas podem aparecer em espelhos, vidros, áreas de metal, plásticos e lanternas em geral.









Tais marcas circulares podem aparecer em diferentes graus de intensidade sobre a pintura, como podemos ver na imagem abaixo:





Temos nas 3 áreas divididas da peça de exemplo marcas causadas pelo uso de produtos polidores e politriz automotiva, em diferentes graus de intensidade.

Do maior grau para o menor, seguindo da esquerda para a direita.

No primeiro quadrante notamos facilmente as marcas causadas pela politriz, no famoso movimento de polimento em formato quadrado. Na segunda área, em menor intensidade, marcas de boinas de lã e compostos de abrasividade moderada mal utilizados. Por fim, na terceira parte, os riscos mais suaves presentes de um polimento não finalizado.

As marcas de fita representam marcas de lavagem e manutenção incorreta durante a limpeza e enceramento do veículo.

Essas marcas podem aparecer nos seguintes cenários:
  • Lavagem incorreta com espumas, panos e luvas inapropriadas, riscando a pintura.
  • Aplicação de ceras de maneira incorreta e com lustro incorreto, novamente com panos de chão velhos e mal cuidados.
  • Polimento mal executado ou não finalizado, deixando marcas na pintura do veículo.

  • Lavagem da carroceria sem critérios e técnicas apropriadas, espalhando a sujeira e fazendo com que ela risque a pintura do carro.
Nosso cuidado começa então na lavagem correta!

Como efetuar o polimento da maneira correta?

Aqui o papo é extenso. Os fatores principais para um bom serviço de polimento são:

  • Determinar corretamente o produto e boina utilizado em cada etapa.
  • Usar corretamente a politriz e o material de polimento.
  • Conhecer como utilizar os produtos de maneira correta.
  • Usar boas fontes de luz para inspeção.
  • Usar material limpo e de boa qualidade.
Para você que deseja aprender a polir, visite nosso canal no Youtube pois o conteúdo é extenso e completo.

Em paralelo nosso blog possuí diversos artigos relacionados à polimento e pintura, recomendamos a navegação e busca no google pelo seu tema seguido da palavra rodrigogsi. Exemplos de chaves de pesquisa:

polimento em repintura rodrigogsi
polimento em farol rodrigogsi
remover hologramas rodrigogsi

Como lavar o carro da maneira correta?
  • Utilize sempre a técnica de dois baldes, aonde deixamos um balde com água especifico para enxaguar a luva de micro fibra e outro com shampoo automotivo em diluição apropriada para fazer a lavagem. 
  • Nunca balançar / esfregar a luva no fundo do balde pois a sujeira mais pesada vai se depositar no fundo, evitando o contato com a carroceria.
  • Fazer a lavagem de cima para baixo, em movimentos retos com a luva e em uma passada somente, é sempre o ideal para evitar riscos ou quando os causar, saber identificar que foi durante a lavagem.
  • Deixar as áreas debaixo da carroceria para lavar por último e com luvas e micro fibras dedicadas somente para estas áreas, evitando o contato de sujeiras mais pesadas com áreas de cima do carro.
  • Fazer a secagem sem esfregar a micro fibra e toalha de secagem no veículo, especialmente se o mesmo não estiver encerado e com a pintura não muito lisa. Sempre que possível borrifar uma pequena quantidade de cera líquida à base d'água diluída para facilitar a secagem e remoção de machas leves que aparecem durante a lavagem (quick detailer).
Confira no vídeo abaixo o processo de lavagem e secagem básicos:




Lavando o carro da maneira correta e encerando da maneira correta, estamos meio caminho andando para não ter o problema dos swirls e teias de aranha tão cedo.

Agora vem a cera: Como aplicar a cera de maneira correta?
  • Aplicar a cera sempre com o veículo totalmente limpo e sem sujeira.
  • Utilizar aplicadores de espuma super macia ou micro fibra.
  • Fazer sempre a remoção no tempo de cura apropriado, ou seja, não esperar secar nem demais nem de menos.
  • Não exercer força na remoção para não riscar a pintura.
  • Não usar estopa e afins, pois ela risca a pintura.
  • Utilizar sempre micro fibras limpas e em bom estado de conservação, não ásperas ao tato.
Material sobre ceras:

1. Cera Automotiva: Guia sobre diversos tipos de cera e seu mecanismo de uso, desde as mais comuns até as mais sofisticadas:



2. Vantagens do uso da cera automotiva na pintura do veículo:


Tais marcas podem aparecer inclusive nos vidros e metais, devido à técnicas de lavagem incorreta.



E como fazer para remover as marcas de metais como aço, inox e etc? Com técnicas de polimento variadas e produtos para polimento específicos. Mas isso já é papo para um próximo post! Em breve teremos material em nosso canal no Youtube, portanto, se você ainda não é inscrito, faça uma visita e clique em Inscreva-se! Assim você receberá um comunicado quando novos vídeos forem ao ar.

Gostou do post? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

www.rodrigogsi.com.br
rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário