terça-feira, 15 de novembro de 2016

Boinas de Polimento Autmotivo: Quais tamanhos usar? Qual tamanho é melhor? Como escolher?

Olá pessoal.

Recebo muitas dúvidas sobre os tamanhos e especificações de boinas de polimento, seu uso, e principalmente qual é melhor que a outra.

Afinal, qual o tamanho ideal de boina de polimento para polir carros seja profissionalmente ou hobbysta?

Não querendo confundir vocês, cada uma tem seu cenário ideal de uso e cumpre bem seu papel em diversos casos. O primeiro passo é saber qual a potência e tamanho de disco que sua politriz suporta.

Por exemplo uma politriz com disco de 5 polegadas, suporta somente discos de polimento de até 5 polegadas, uma de 7 polegadas irá suportar discos e boinas de até 7 polegadas. Isso não significa que você não pode usar discos de polimento menores, porém você não pode usar discos maiores. Como consequência do uso de discos maiores em politrizes de baixa potência temos os danos à máquina e uma possível queima do equipamento no momento do uso, devido à alta carga depositada sobre o equipamento no momento do polimento.

Outro ponto importante é que algumas politrizes recomendam tamanhos de discos diferentes para espuma e lã, além de discos de lixa. Normalmente discos de espuma abrasivos (etapas de corte) são menores do que os de lã (independente de ser de corte ou refino), ambos, por sua vez, são menores do que os discos de lixamento (lixas de qualquer tipo). A explicação para isso é simples: A carga da politriz é maior com boinas de espuma de corte, levemente menor com boinas de lã e menor com lixas.

Disso tiramos uma informação importante: Não é qualquer politriz que suporta o uso de todos os tamanhos e tipos de boinas de polimento!

Agora, com relação ao tamanho, qual é o ideal?

Antigamente os carros eram maiores, sem vincos, com lataria pesada e reta em sua grande maioria. Isso demandava uso de discos de lã grandes, de tamanhos 7, 8 e até 9 polegadas, o que facilitava e agilizava muito o trabalho de polimento. Devido ao fato de não haverem detalhes e curvas muito acentuadas na lataria, quinas vivas e etc, o uso de discos grandes era suficiente para fazer o polimento de todas as áreas do veículo, sem transtornos e riscos.

Hoje em dia temos carros com cada vez mais detalhes e quinas vivas, além de peças menores, as quais naturalmente necessitam de discos de polir menores para fazer o polimento de locais menores da pintura, sem causar danos e queimar quinas. Outros detalhes como frisos e adesivos também fazem com que o polidor necessite de boinas de polimento de tipos e tamanhos variados para fazer um bom serviço, com alto padrão de acabamento.

Além disso, é cada vez mais comum a necessidade de polimento em peças plásticas e também em faróis, trazendo a necessidade do uso de boinas menores tanto pela praticidade, facilidade de uso e economia de tempo e produto, além do acabamento adequado sem falhas.

E agora, qual o tamanho ideal?

No momento do polimento devemos usar discos maiores para áreas planas e maiores, como capo, teto, portas e etc. Esses discos normalmente são 5 ou 6 polegadas de espuma ou as tradicionais lã 7 polegadas. Na hora que devemos fazer detalhes e áreas menores, as quais a boina maior não de encaixa perfeitamente, utilizamos discos menores tais como 2 ou 3 polegadas.


2 polegadas

5 polegadas

Suporte de velcro 2 polegadas

Boina 5 polegadas com velcro


Preciso de boinas de todos os tamanhos e tipos?

Não, o que o pessoal normalmente usa é 7 ou 5 polegadas de lã, 3 ou 2 polegadas de espuma para detalhes, 5 ou 6 polegadas de espuma para polimento geral do veículo.

O que você recomenda rodrigogsi?

Normalmente recomendo para meus clientes o kit normal 7, 6 ou 5 polegadas e o kit 3 polegadas combinados, para ter uma alta gama de cobertura para polir com segurança e dar acabamento adequado.

Existem áreas que a politriz não alcança, como fazer?

Utilize um prolongador de eixo para fazer com que seja possível alcançar áreas de difícil acesso com sua politriz.




E para locais aonde não consigo usar a politriz, como fazer o acabamento adequado?

Possuímos hand pads que são suportes manuais para polimento. Com esses suportes manuais você pode usar suas boinas de velcro com a mão, tendo um acabamento profissional como utilizando a politriz.




Rodrigo, vou fazer polimento automotivo e não sei quais boinas e politriz comprar, o que você recomenda?

Temos um material de apoio na seção TechLab. Lá falamos sobre politrizes, sobre as diferenças entre as boinas e sobre o material ideal para começar a trabalhar na área de polimento.

Você vende esses produtos?

Temos todos os produtos acima para venda, clique aqui para conferir os preços e como comprar conosco.

Links uteis:



Exemplos de aplicação prática:

Boinas 3 polegadas:


Versatilidade de uso das boinas 5 polegadas: Porquê as boinas de polimento 5 polegadas são tão utilizadas? Porquê são o melhor meio termo para polir todas as áreas da pintura.

Corte com boina CSS e Soft99 Clarifying Compound:



Refino com boina CCS e Soft99 Clarifying Compound:


www.rodrigogsi.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário