sexta-feira, 17 de junho de 2016

Como Polir Metais Polimento em Metais Parte 3: Polimento em Metais Cromados com Politriz

Olá pessoal, tudo bem?

Seguindo nosso processo de polimento em metais, hoje iremos tratar o polimento com politriz angular rotativa.

No último post da série tratamos o mecanismo manual de polimento, se você não viu, confira clicando aqui!

Qual é o tratamento anterior ao polimento?

O pré polimento da peça está descrito aqui! Confira!

Agora que já sabemos quais foram os passos anteriores, podemos prosseguir com o polimento.

Quais os cuidados ao polir uma peça cromada com politriz?

Do mesmo modo que o polimento anterior manual, devemos ter o cuidado com a abrasão excessiva. Devemos usar boinas bem suaves para evitar o desgaste excessivo do cromo.

Toda a oxidação irá sair nesse processo?

Não. O processo irá melhorar o acabamento e recuperar o brilho consideravelmente, mas não irá zerar a peça a ponto de uma cromagem nova.

Após o polimento o que devo fazer?

Encerar a peça cromada para dar durabilidade e proteção ao processo de polimento.

Quais os materiais necessários para fazer o polimento de cromados com politriz?

Vamos utilizar:

1. Politriz profissional com regulagem de velocidade em rotação entre 2 e 3.
2. Prato suporte de velcro 3 polegadas.
3. Boina de Tecido super macia (ou equivalente) 3 polegadas.
4. Composto polidor de metais (em meu caso, Mills).
5. Flanela de micro fibra ou 100% algodão.
6. Cera para proteção e acabamento final (em meu caso, NS Paste Wax).

Vamos ao vídeo?



Posso fazer o polimento com a politriz roto orbital?

Sim, o processo e os produtos serão os mesmos.

Posso usar discos de jeans para polir peças cromadas?

Não recomendo em um primeiro momento por ser bem abrasivo, faça testes em pequenas áreas antes de usar discos jeans para polir peças cromadas.

Posso lixar a peça cromada antes de polir?

Não recomendo por ser muito abrasivo, podendo danificar o cromo e necessitar de uma nova cromagem.

Posso vitrificar peças cromadas?

Recomendo que teste seu vitrificador em pequenas áreas da peça em que deseja aplicá-lo.

Todo o material utilizado pode ser comprado diretamente conosco, basta entrar em contato pelo email vendas@rodrigogsi.com.br pedindo seu kit. Não esqueça de enviar seu cep para agilizarmos os cálculos. Aceitamos Pagseguro.

Um abraço e até o próximo!



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terça-feira, 7 de junho de 2016

Curso gratuito de polimento automotivo profissional em vídeo aulas online (versão com politriz roto orbital)

Olá pessoal, tudo bem?

Você sabe como usar sua politriz roto orbital?

Confira neste curso sobre polimento automotivo os princípios básicos de uso da politriz, como escolher os produtos, quais produtos usar para fazer o polimento e como usar a politriz roto orbital para ter um acabamento perfeito e sem problemas.

Nota: Se você comprou esse material, tenha certeza que ele foi pirateado pois não autorizo ninguém a vendê-lo em DVDs e CDs. Se você viu esses vídeos em outro canal no Youtube, eles foram copiados sem minha autorização e deverão ser denunciados. Nos ajude denunciando cópias e distribuição não autorizada deste conteúdo gratuito!

Este curso é divido em 12 vídeo aulas contendo toda a parte teórica e demonstrações práticas detalhadas de todas as fases do polimento automotivo.

Saiba como polir seu carro com resultado profissional acima da média de mercado!

Neste curso você irá:

- Aprender o que é uma politriz.
- Aprender o que é uma politriz roto orbital.
- Técnica de polimento com politriz roto orbital.
- Aprender como cuidar do seu material de polimento.
- Aprender quais as boinas de polimento utilizadas no polimento.
- Aprender sobre compostos polidores de pintura.
- Aprender sobre produtos de corte.
- Aprender sobre produtos de refino.
- Aprender sobre produtos de lustro.
- Aprender sobre proteção de pintura com ceras e selantes.
- Aprender sobre carga abrasiva.
- Aprender sobre mascaramento.
- Aprender sobre o spot test (teste abrasivo para determinar qual produto e boina utilizar inicialmente na pintura).
- Aprender noções específicas para usar politrizes roto orbitais.
- Macetes e dicas sobre polimento.
- Aprender a fazer a etapa de corte.
- Aprender a fazer a etapa de refino.
- Aprender a fazer a etapa de lustro e acabamento final.
- Encerar.
- Como lavar o material de polimento.
- Quais os EPI's necessários para polir carros?
- Considerações finais sobre o tempo necessário para polir com qualidade.
- Aspectos gerais sobre o uso da politriz roto orbital para polimento automotivo.
- Mitos e verdades sobre politriz roto orbital.

1. Rodrigo, como faço para usar pratos da politriz rotativa em minha roto orbital?

Confira neste artigo.

2. Rodrigo, qual a melhor politriz roto orbital?

Não existe melhor nem pior, você precisa estabelecer o que irá fazer e optar pela máquina que mais se enquadra em seu orçamento e expectativa.
A maioria delas (senão todas) são chinesas. Se atente somente às diferenças entre diâmetros de órbita, quanto menor o diâmetro de órbita menor é o poder de corte e maior é a capacidade de refino e, quanto maior, melhor o poder de corte e menor o poder de refino.
Eu utilizo uma Kers 9mm 900W e uma Mep 21mm modelo réplica da Rupes BigFoot. Tenho alguns vídeos sobre elas e alguns posts no blog também.

3. Rodrigo, as politrizes roto orbitais mais baratas servem para polir?

Não. Máquinas muito fracas não dão conta de fazer um polimento e algumas delas não podem ter seus discos de polimento trocados facilmente. Tome cuidado com máquinas muito baratas que não tem torque para polir!

4. Lixadeiras roto orbitais servem para polir carros?

Não recomendamos por ter potência e estrutura não dimensionada à carga necessária para polir, especialmente com boinas agressivas. Para polimento localizado e peça-a-peça, dando tempo para a máquina resfriar bem, pode servir. Mas não deve ser usada para fazer um carro inteiro em uma só vez, tocando o serviço direto sem fazer pausas consideráveis para a máquina repousar.

5. Posso usar minha politriz roto orbital para lixar a pintura?

Sim, confira os detalhes neste vídeo.

Acessórios como boinas, polidores, interfaces, suportes, parafuso adaptador você encontra em minha loja. Basta entrar em contato conosco pelo email vendas@rodrigogsi.com.br. Enviamos para todo o Brasil.

Link para o curso grátis de polimento automotivo profissional: 

https://www.youtube.com/playlist?list=SPOBwobDiU6xNc9ax4MyuhJO3F51OQIOaX

Anexos:

- Como remover cera de carnaúba em pasta com roto orbital e boina de micro fibra.
https://www.youtube.com/watch?v=swZBH1q14FI

- Comprativo: Roto Orbital X Politriz Angular. 
https://www.youtube.com/playlist?list=PLOBwobDiU6xNDBZZJF1xrDBfAgV9zPoQN

- Comprativo Prático: Diferença entre polir com politriz roto orbital e politriz rotativa. 
https://www.youtube.com/watch?v=nxW1HJfy0mo

- Lixamento com politriz angular e roto orbital. 
https://www.youtube.com/watch?v=p7c18teb5_E

- Polimento e lixamento de faróis com politriz roto orbital e com politriz convencional.
https://www.youtube.com/watch?v=1tRyjPXXnfI

- Como escolher sua politriz? Review da politriz Kers 900W. 
https://www.youtube.com/watch?v=2G2BF1WIa14

- Como escolher sua politriz? Review da politriz Mep 21mm 900W. https://www.youtube.com/watch?v=-Cy6uvOJl1E

- Como escolher sua politriz? Review da politriz Kers 21. 
https://www.youtube.com/watch?v=D6CfSwjb5Xg

- Polimento com lixadeira roto orbital GEX 150 AVE. 
https://www.youtube.com/watch?v=0gfiifHPxEc

- Polimento com lixadeira roto orbital GEX 125. 
https://www.youtube.com/watch?v=zjxx1KAoXRo

- Quais produtos usar com politriz roto orbital? 
https://www.youtube.com/watch?v=n1ZYFWhmOnY

- Escala abrasiva boinas de espuma Lake Country CCS. 
https://www.youtube.com/watch?v=3HaAQlF_zCM

- Escala abrasiva boinas de espuma nacionais. 
https://rodrigogsi.blogspot.com/2016/02/tabela-de-abrasividade-de-boinas-de-espuma.html

- Aplicando cristalizador de pintura com Bosch GEX 125. 
https://www.youtube.com/watch?v=BypyPa05RXg

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segunda-feira, 6 de junho de 2016

Princípios do uso de massa poliéster para pequenos reparos: Dicas de uso para massa de funilaria e pintura!

Olá pessoal.

Hoje nosso tema são dicas de uso de massa poliéster, que também se aplicam à massas plásticas e massas catalisadas de modo geral.

Temos no mercado basicamente 2 tipos de massa para reparo automotivo:

- Massa rápida não catalisada (massa rápida, massa acrílica, etc).
- Massa catalisada (poliéster, plástica, extra light, etc).

Não sabe quais as diferenças entre massas na área de funilaria e pintura?

Confira em nosso artigo e vídeo aula clicando no link abaixo!

http://rodrigogsi.blogspot.com/2015/04/tudo-sobre-massa-utomotiva-massa-rapida-poliester-plastica-acrilica-quando-usar-massa.html

Agora que você já sabe sobre massa automotiva, estamos aptos à passar algumas dicas sobre o uso da massa poliéster e massa plástica.

Tais massas são amplamente utilizadas em todos os tipos de reparo automotivo, sendo mecanismos versateis para correção de pequenos amassados e ondulações, além de riscos e ralados inclusive em para-choques e peças plásticas em geral.



Detalhes importantes que não foram abordados no vídeo:

1. Faça o teste do solvente antes de usar a massa, caso tenha uma superfície volátil, lixe mais ou aplique o fundo PU após bom lixamento e antes de usar a massa poliéster.



2. A massa poliéster pode ser aplicada antes e após o fundo.
3. Evite usar espatulas sujas com massa seca para não riscar a massa no momento da aplicação.
4. Verifique se a massa está completamente seca apertando com a unha após no mínimo 30 minutos de aplicação.
5. Quanto mais espessa a massa sobre a peça, mais frio, mais úmido maior será o tempo de secagem.


Tem dúvidas sobre o uso da massa poliéster? Assista aos vídeos abaixo para ver o material completo sobre massa poliéster.





P.S. Vídeo aulas retiradas do curso on-line de repintura automotiva básica.

Quanto mais espessa for a camada de massa, menor é a flexibilidade da área reparada.

O controle de lixamento ajuda muito à identificar os poros e marcas de lixa profundas que necessitam de refino e reaplicação de massa.



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domingo, 5 de junho de 2016

Detail: Polimento e correção de pintura Kadett SL/E 92 Verde Modena

Olá pessoal.

Apresento para vocês as fotos do Kadett de um amigo meu que fiz o trabalho de correção de pintura, com lixamento em pontos localizados para retirar marcas de bucha de cozinha, o famoso lado verde das esponjas de lavar louça utilizados em uma parte do teto do veículo.

Trata-se de um carro repintado em base poliéster, com cerca de 220 mícrons de espessura de camada sobre a lataria.

Além do lixamento em pontos localizados, necessitava de lixamento completo do capô, porém o dono resolveu não fazer este trabalho no momento.










Setup:

Lavagem padrão com dois baldes + descontaminação manual com clay bar em barra.

1. Lixamento:

Trizact P3000 + Hand Pad super macio manual em riscos pontuais e nas lanternas aonde existiam esfolados fortes. Detalhe especial para as lanternas, Alemãs, não disponibilizadas no mercado brasileiro.

2. Polimento


2.1 Lanternas:

Lã normal + Interface de Espuma + Massa de Polir + Hand Pad / Rotativa.
Espuma Preta + Lustrador.


2.2 Pintura:

Rotativa + Espuma Agressiva + Extra Forte.
Rotativa + Espuma Super Macia + Removedor de Hologramas.

3 Proteção:


Cera carnaúba em pasta com aplicação e remoção manual.

Para-choques pintados (possivelmente com duco fosco) foram encerados com carnaúba em pasta.

Tempo de trabalho: 10hrs


Em breve vídeos em nosso canal.

Politriz: Rotativa.


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Forte abraço moçada!











sexta-feira, 3 de junho de 2016

TechLab: Quais os tipos de lixas usados em funilaria e pintura e suas aplicações manuais e com hookit?

Olá pessoal.

Abaixo estou anexando duas imagens utilizadas no guia completo de lixamento em repintura, do incio ao fim, para fins de consulta rápida.

Para mais detalhes sobre o processo de lixamento e como fazer um lixamento correto, assista aos vídeos da série "como lixar a pintura para pintar ou polir".

Esse processo evita os seguintes problemas de pintura:

- Marcas de lixa após a pintura.
- Mapeamento.
- Pintura ondulada.
- Falta de aderência.
- Marcas de lixa após o polimento.
- Queima de peças após o polimento.
- Desgaste excessivo do verniz após o polimento.

O processo de lixamento é o fator principal para uma boa qualidade de pintura e um bom acabamento final, livre de ondulações e imperfeições tais como riscos por debaixo da tinta e verniz, os quais não saem com polimento.




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Obrigado!

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