sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

[Tira Dúvidas] O que é Cristalização?

Olá pessoal, tudo bem?

Recebo algumas dúvidas relacionadas aos nomes e processos que dão para o polimento automotivo, um deles, talvez o mais comentado fora o espelhamento, é o termo cristalização.


O que é e como funciona a cristalização de pintura automotiva?


Os termos polimento, cristalização, espelhamento e até mesmo diamantação possuem algumas diferenças e, comumente, variam de acordo com o profissional que irá executá-lo e com a região.

A cristalização ao meu ver é o fato de proteger a pintura com uma boa cera e / ou selante, sendo isso após o polimento ou não, pois é aqui que se forma a película de proteção. Esse termo, para alguns, vem do fato de que a água escoa facilmente e faz pequenas gotículas, que o pessoal chama por aí de "pequenos cristais na pintura".

Embora cada cera e selante faça a repelência da água de formas e aparências diferentes, aqui no Brasil se fala muito em cristalização. 

Outros comentam que é polir com massa de polir, enfim, cada um pode falar uma coisa e não existe um consenso sobre a definição de cristalização de pintura.


O que é vitrificação de pintura?


A vitrificação consiste em um processo de correção de pintura, visando eliminar riscos e hologramas, para aí então fazer a proteção utilizando um composto chamado vitrificador. Os vitrificadores são diferentes de ceras e selantes e devem ser aplicados com mais cuidado, por profissionais capacitados ou entusiastas com conhecimento intermediário na área de polimento automotivo.

Quer mais detalhes? Confira os vídeos de como fazer vitrificação de pintura!

Agora um vídeo sobre os aspectos de proteção de pintura no geral, envolvendo comentários sobre cristalização e vitrificação, além do exemplo de uso do vitrificador líquido:





O que é espelhamento de pintura?


O espelhamento, além da vitrificação, é um dos termos que possuem uma definição e um processo ensinado pela 3M. O espelhamento consiste em um polimento completo que envolve além do uso de polidores por abrasão, uma etapa de desbaste envolvendo o lixamento da pintura antes de polir. Segundo relatos de pessoas que fizeram os cursos da 3M, na definição de espelhamento o lixamento se faz obrigatório. Esse termo é o aceito e é como trabalho até então pois a 3M possuí a patente desse nome e consequentemente processo.

Após as etapas de correção durante o espelhamento, faz-se a proteção com cera.

O espelhamento caracteriza um processo de polimento e proteção, enquanto que a vitrificação e a cristalização podem ou não envolver o polimento para corrigir a pintura antes de proteger.

Quer mais detalhes? Confira o curso completo de espelhamento de pintura grátis!


O que é polimento?


Polimento são as etapas de abrasão necessárias para remover riscos, manchas e marcas superficiais na pintura, visando recuperar e melhorar o brilho. Pode envolver 1, 2, 3 ou mais etapas, dependendo do estado da pintura e composição do verniz. Normalmente definido em corte, refino e lustro.

Quer mais detalhes? Assista ao vídeo abaixo:



Quer aprender mais sobre polimento e pintura?

Visite a seção Cursos e Tutoriais.

Tutorial passo a passo de como fazer cristalização de pintura com politriz roto orbital:




Forte abraço e até o próximo!

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br


Palavras-chave: vitrificação, polimento cristalizado, como fazer cristalização, o que é cristalização, o que é polimento técnico, o que é vitrificação, vitrificação automotiva, cristalização de pintura o que é, como se faz cristalização, cristalização automotiva, diferenças entre cristalização, polimento e vitrificação, quais as diferenças entre cristalização e vitrificação,

Nenhum comentário:

Postar um comentário