quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Qual rotação usar na politriz?

Esse post se aplica à politriz rotativa convencional de qualquer marca com regulagem de velocidade.

Olá pessoal.

Recebo muitos comentários e emails sobre qual rotação usar na politriz para polir carros.

Sabe o que é polimento?




Noções básicas: O que é uma politriz?




Se você não é familiarizado com o conceito, assista ao vídeo abaixo para saber os aspectos básicos do polimento automotivo de forma simples e objetiva.

Bom, vamos lá.

A minha opinião sobre a rotação é a seguinte:

Você deve encontrar um ponto de equilibrio entre como você passa a máquina sobre a peça (mais rápido, mais lentamente, em áreas maiores ou menores) e o tempo de ação do produto que voce está aplicando.

Ou seja: Não pode ser alta o suficiente para fazer com que o produto seque na peça e nem baixa o suficiente para somente espalhar o produto na peça.

Existem muitos cursos aonde o pessoal faz todas as etapas com a rotação 3.

Existem produtos que você irá usar em rotação mais alta e produtos em rotação mais baixa.

Você deve usar uma rotação confortável de forma que não aqueça a peça em excesso e não deixe a maioria dos produtos empastados na pintura.

Rotação muito baixa faz com que o polidor não funcione, bem como rotação muito elevada causa mais marcas na pintura, dependendo do produto que se usa.

A maioria dos fabricantes tem recomendações no rótulo, sobre rotação e área de trabalho do polidor.

Etapas de lustro normalmente exigem rotação baixa, consequentemente áreas de aplicação menores, pois o produto deve sempre estar lubrificando a pintura à fim de não causar teias de aranha.

Etapas de corte normalmente exigem rotação mais alta e maior abrasão, à fim de agilizar o trabalho.

Eu uso rotação sempre entre 1 e 3 pessoal, fazendo obrigatóriamente aplicação de ceras e selantes em rotação bem baixa, no máximo levemente acima da marcação 1 da politriz.

No lixamento obrigatóriamente rotação 1, salvo se você tem muita experiência com lixamento e politriz rotativa. Assim você não irá criar marcas onduladas na pintura, as quais normalmente exigem um lixamento correto para serem corrigidas. Além disso, o lixamento desgasta muito a pintura e exige um controle sobre como está lixando muito grande por parte do operador.

Com discos menores uso rotações mais baixas, para ter maior controle, com discos maiores utilizo rotações próximas à 3.

Procuro sempre trabalhar em áreas menores, por mais tempo, extendendo o número de passadas sobre a pintura, controlando bem o polimento à fim de evitar problemas com superaquecimento, hologramas e produto seco e empastado na pintura.

Tome cuidado com água: Caso utilize mecanimos de névoa de água sobre a boina e apintura para umedecer e lubrificar a área durante o polimento, faça testes e veja se o produto polidor que você está usando aceita água como mecanismo de lubrificação.

Cada produto tem sua curva de uso, a rotação pode variar de acordo com produto e marca, além de poder variar também de acordo com a temperatura ambiente. Quando o produto seca mais rápido uso rotação levemente mais baixa ou diminuo a área que estou trabalhando, à fim de ter bons resultados.

Portanto vale a dica que sempre dou em meus vídeos e posts sobre produtos de polimento e ferramentas: Reserve um tempo e uma peça ou carro para poder testar o uso dos produtos com calma em diferentes cenários, ou seja, de diferentes maneiras.

No nosso caso com polidores: Diversas combinações de boinas compatíveis e rotações.

O que são boinas compatíveis?

Se o polidor é um lustrador, boinas para lustro. E assim por diante.

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Até o próximo!

Obrigado!

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2 comentários:

  1. Boa noite, Rodrigo.
    Tenho uma politriz de 900W. Posso usar boinas de 8" pra ela sem correr o risco de forçar o motor? Só encontrei boinas de 8 no comércio, de 5" é difícil achar, então, comprei boinas de lã branca e amarela e de espuma macia preta. Obrigado!!

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    Respostas
    1. Eu recomendo utilizar conforme o fabricante recomenda amigo.
      As 5 você pode comprar comigo vendas@rodrigogsi.com.br.
      Obrigado!

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