terça-feira, 20 de agosto de 2013

Polimento com Boinas de Feltro: Dicas de Polimento em Acrílico / Faróis (mecanismo simples)

Olá pessoal. Em um post rápido, acrescentando informações ao vídeo que fiz recentemente sobre polimento em acrílico com micro retifica, venho trazer para vocês um mecanismo de polimento agressivo com excelente poder de corte e bom acabamento, com baixo teor de hologramas, tendo em vista que a boina é extremamente agressiva.

Recentemente confeccionei algumas boinas de feltro para polimento de metais em geral, acrílicos e especialmente para polimento em vidro utilizando compostos específicos. Como ainda não estou com o produto para polimento de vidro em mãos, resolvi utilizar uma das boinas que fiz para fazer os testes iniciais de polimento agressivo, que originalmente deverá ser executado em metais.

Fiz o teste em metais, poli minha aliança de prata e minha bomba da cuia de chimarrão (aço inox), obtendo os resultados satisfatórios da mesma maneira que utilizando a micro retífica. Aí então, resolvi testa-la na lanterna de acrílico que tenho como peça de descarte, como método de polimento de corte (marcas de lixamento, riscos leves e etc).

Material utilizado:

- Politriz Rotativa.
- Massa de Polir nº 2 NSWAX duplo poder de corte (IMPORTANTE: É fundamental que a massa seja à base d'água).
- Boina de feltro 2.5 polegadas sem interface.
- Água

Mecanismo de trabalho:

1. Borrife água sobre a boina, levemente, deixando-a levemente umedecida.
2. Aplique massa de polir sobre a boina, uma fina camada.
3. Borrife água em seu aplicador / algodão e passe suavemente sobre uma pequena área do farol, no meu caso dividi em 2.
4. Inicie o polimento utilizando rotação entre 1400 à 1600 rpm.
5. Quando o produto estiver secando, pare o polimento, lave e inspecione a peça.
6. Após remover os defeitos, dê uma passada leve por toda a peça, fazendo os passos 2 e 3 novamente, utilizando rotação baixa e se necessário contra peso para aliviar a máquina. Evite deixar o produto secar, uma passada cruzada é o suficiente, já com maior teor de lubrificação.

Ao final do trabalho, você deverá ter um resultado de fácil acabamento em uma etapa de pré lustro e lustro, talvez até mesmo utilizando a própria boina de feltro. 

Fotos:






Considerações:

Apesar de ser um polimento extremamente agressivo, é fácil de operar a politriz rotativa em qualquer angulo e em qualquer rotação, inclusive sem utilizar a interface de espuma. Isso deve-se ao fato da lubrificação extra da água em conjunto com a massa de polir (à base d'água), o que também diminui o atrito e criação de hologramas muito fortes, dando um melhor acabamento.
Eu particularmente não utilizo massa de polir à não ser a mão em peças como essa e em pintura, porém, seguindo esta dica simples consegue-se um alto poder de corte (remoção de riscos de lixa como P1200) e um bom poder de refino. Obviamente que isso não irá eximir você de uma etapa de refino e lustro, porém, certamente irá poupar tempo ou dependendo do grau de acabamento que deseja, se tornar um serviço satisfatório.

Se você possuí uma furadeira ou parafusadeira com regulagem de velocidade, poderá tranquilamente utilizar um adaptador e fazer este tipo de serviço em sua casa, com um bom custo X benefício.

Deixo claro: Não recomendo esse mecanismo em qualquer tipo de verniz ou tinta!

É isso aí pessoal. Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário