domingo, 15 de dezembro de 2013

Lixar com Hookit (Lixadeira Roto Orbital) - Cuidados e Dicas Gerais para não danificar seu equipamento e fazer um lixamento correto

Olá pessoal, tudo bem?

Hoje estou aqui apresentando para vocês um vídeo no qual demonstro o lixamento de forma errada e de forma correta. O ponto chave deste trabalho é demonstrar para vocês os danos que ocorrem no prato de nossas lixadeiras quando trabalhamos de forma errada, lixando a área reparada com a lixadeira inclinada sobre a superfície à ser lixada.

O trabalho: Lixamento de massa rápida automotiva, aplicada de maneira errada à fim de deixar a superfície completamente rugosa e irregular, em uma área de trabalho difícil (pequena peça com detalhes, induzindo ao erro de lixarmos com a máquina inclinada, o que seria muito mais fácil e atrativo).

O que ocorre na situação de nivelamento de massa inicial? Normalmente adotamos o lixamento com taco (manual) à fim de remover as rebarbas iniciais da massa aplicada, para aí então partirmos para o uso da lixadeira, porém, não são raros os casos aonde encontramos pessoas lixando com a lixadeira inclinada, sendo essa uma prática dita como comum em algumas oficinas.

Tomando como base o cenário que quero ilustrar, no vídeo demonstro os efeitos sobre o prato e sobre a lixa de um lixamento incorreto, sobre massa aplicada de maneira incorreta além de demonstrar o uso correto da lixadeira sobre a superfície plana, com uso de uma interface de borracha para proteção do prato original da lixadeira.

Material utilizado:

- Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-150 AVE.
- Lixa Ouro 3M grão P220.
- Interface Hookit EVA 6¨ 6 Furos.

Vídeo:


Observações gerais:

Embora seja um procedimento para muitos tido como simples, o profissional deve estar sempre atento à pontos chave no momento do lixamento em reparação automotiva ou qualquer outro trabalho de lixamento de alto nível:


  • Nivelamento Correto: Operar a máquina, seja ela de corte reto (angular) ou roto orbital, da maneira correta à fim de evitar ondulações na chapa.
  • Uso de mecanismo de amortecimento de impacto quando necessário.
  • Respeitar os limites e mecanismos de operação do seu equipamento.
Gostou do assunto?

Confira a série completa sobre lixamento em funilaria e pintura acessando a lista de vídeos clicando aqui!

Obrigado pessoal. Até a próxima!

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário