domingo, 8 de dezembro de 2013

Lixar e Polir com Furadeira na bancada - Dicas e Truques 1: Lixando e polindo LEDs e acrílicos em geral.

Olá pessoal, tudo bem com vocês?

Hoje estamos aqui para falar sobre um assunto no minimo interessante: Lixar e Polir a cabeça dos leds alto brilho para transforma-los em leds de cabeça chata. 

Qual o motivo desse trabalho? Muitas vezes compramos LEDS alto brilho e precisamos que eles tenham seu feixe de luz mais aberto, com angulo maior. Precisamos então recorrer ao mecanismo de lixamento e polimento para torná-los capazes de espalhar a luz, perdendo seu foco e alcance e ganhando a capacidade de clarear uma área maior ao seu redor.

Isso é importante quando trabalhamos com iluminação do interior de pequenas áreas, como uma caixa ou até mesmo o interior de um veículo (nosso caso).

Mas o intuito de nosso tópico é um pouco mais abrangente pois irei mostrar aqui uma combinação de equipamentos comuns do dia a dia do polimento automotivo, alguns acessórios de uso em lixamento com máquinas e como eles todos nos ajudarão à ser capazes de lixar e polir peças de maneira simples (básica) porém com boa margem de qualidade, tendo um excelente acabamento final.

Nosso trabalho de hoje: Lixar a cabeça dos LEDS alto brilho 5mm para torná-los cabeça chata.

Material Utilizado:

1x Adaptador Rosca M14 ou 5/8 (dependendo dos pratos que tem disponível) para furadeiras).
1x Prato para Politriz / Lixadeira 4, 5 ou 6 polegadas.
1x Interface de Espuma para hookit (recomendo para ter maior facilidade em operar a máquina, principalmente quando for operar a furadeira sobre a peça, e não apoiar a peça sobre a furadeira).
1x Disco Hookit P320 à seco.
1x Disco Hookit P1200 à seco.
1x Boina de Feltro (eu utilizo uma que eu mesmo fiz, entre 3 e 4 polegadas, somente para esta finalidade).
Massa de polir nº 2 à base d'água à sua escolha.
Furadeira.
EPIs, paninhos de algodão para limpeza, etc...

Em se tratando deste mecanismo, não aconselho uso de lixas à base d'água para não danificar a furadeira e os LEDS.

Conceito: Aqui nossa ideia é apoiar a furadeira na mesa à fim de deixa-la firme para que com uma mão possamos acionar o gatilho e com a outra, na vertical, pressionarmos os leds contra a lixa. Isso é algo semelhante à um esmeril de bancada. Utilizando todos os acessórios em conjunto com a interface, esse tipo de trabalho se torna fácil e simples, sem muita complicação, como você pode ver nas fotos abaixo:


Material

Disco de Lixa Hookit 6" + Interface 6"

Mini morça

LEDS lixados


Cuidado com o lixamento! Não lixe demais, apenas nivele o led para remover o chapeuzinho. Após remove-lo, troque o disco de lixa para o P1200 e de uma passada leve, somente para remover as marcas de lixa 320. Isso trará um acabamento perfeito aos leds, removendo por completo as marcas de lixa.

Polimento: Feito isso, adapte o disco de feltro na furadeira e com uma esponja, apenas manche os leds com a massa de polir, sem borrifar água na esponja, leds ou no disco de feltro.

Acione novamente a furadeira e vá lustrando os leds até retornar o brilho.

Ao final, você terá seus leds ou peça acrílica com um acabamento excelente e de alto brilho!


Disco de Feltro para Polimento
LEDS Polidos
Nota: Os leds foram lixados somente com a lixa P320, portanto, o brilho foi recuperado porém as marcas de lixa não foram completamente removidas no meu caso, por isso é necessário uso do disco de lixa P1200 (no minimo) ao final do lixamento.

Esse mecanismo pode ser utilizado para N fins, aqui está somente um passo a passo com dicas sobre uma maneira de fazer um lixamento seguido de um polimento (básico) com a sua furadeira. Nas fotos vocês podem ver o que utilizei para prender os leds, a mini morça é algo que quebra um galhão nesse ponto. Em breve teremos vídeos sobre LEDS no canal e esse é nosso aquecimento para o assunto.

Este é um procedimento de "polimento de bancada", algo que pode ser aprimorado e utilizado para tarefas variadas, dando agilidade em muitos aspectos em nossas atividades. Antigamente eu fazia esse tipo de lixamento e polimento segurando os leds nos dedos, sem usar luvas, tendo em vista que perdia o apoio e etc, portanto poder hoje fazer algo muito mais rápido sem forçar meus dedos e pulso, é algo muito bom :).

Deixo a dica e meu obrigado pessoal!

Um abraço e até a próxima!


Um comentário:

  1. Sei que o post é antigo, mas muito obrigado mesmo assim. Estava procurando relatos de usos alternativos da furadeira e esse é muito bem feito e explicado.

    ResponderExcluir