sábado, 3 de maio de 2014

(Vídeo Aula) Composto Polidor NSWAX Extra Forte: Polimento Técnico em Repintura (Lixamento Hookit P2000), Espelhamento de Pintura e Etapa de Corte

Olá pessoal, tudo bem?

Neste vídeo de demonstração de uso de compostos polidores fui um pouco além do que costumo ir, trazendo uma boa referência para você que:
  • Atua no ramo de funilaria e pintura automotiva (repintura automotiva): Lançando mão do lixamento à base d'água antes do polimento da pintura automotiva em verniz altos sólidos (Poliuretano / PU) ou Tinta Poliuretano (Tinta PU)
  • "Espelhamento" de Pintura: Você que efetua serviços de polimento e embelezamento automotivo e lixa a pintura antes de fazer o polimento.
Com o passo do lixamento, nivelamos o verniz e removemos riscos mais profundos.

Nota: Esta etapa deve ser cuidadosamente executada e o pré requisito para executar o lixamento é inspecionar bem a peça, assegurando que os defeitos serão amenizados sem comprometer completamente a pintura e sem que não seja possível obter um bom resultado final, amenizando ou removendo por completo os defeitos que você está se propondo à tratar com o lixamento da pintura antes de polir. O profissional deve ter atenção e cuidado para não comprometer excessivamente o verniz / tinta pu na etapa de lixamento para não "queimar" a pintura do veículo, o que fatalmente deverá ser corrigido com repintura.
  • Não lixe riscos sensíveis ao tato.
  • Não lixe defeitos muito fortes como olhos de peixe e crateras muito profundas em repinturas.
  • Não lixe sem isolar as quinas.
  • Muita atenção com o lixamento utilizando lixadeiras roto orbitais, faça isso de maneira controlada e uniforme.
  • Tome cuidado com excesso de água em sua lixadeira roto orbital.
  • Utilize interfaces hookit apropriadas para esta etapa.
Avalie o estado e a real necessidade do lixamento, bem como a gramatura correta de lixas à utilizar. Em repinturas procuro utilizar lixas P2000 para desbaste de defeitos fortes como excesso de casca de laranja e Trizact P3000 para refino do lixamento P2000. Em etapas aonde precisamos lixar o veículo, utilizo sempre que possível lixas P2500 ou mais finas. Evito a todo custo lixamento P1200 e P1500 pelo excessivo desbaste (poder de corte) perante a pintura e pela dificuldade em se trabalhar o polimento após este lixamento, sendo sempre obrigatório o refino minimo com a lixa P2000. 

Estas são opiniões pessoais minhas, nada impede que você trabalhe diferente e obtenha excelentes resultados. Julgo este assunto muito polêmico e para mim, basicamente, lixas P1200 e P1500 me dão ganho na etapa de corte e perda de tempo e material na etapa de refino, portanto, prefiro trabalhar de maneira mais controlada e com menor carga abrasiva lançando mão de lixas de gramatura mais fina como as P2000.

Para executar o lixamento, podemos fazer manualmente, com politriz angular, politriz roto orbital ou lixadeiras hookit (roto orbitais) com regulagem de velocidade. 

Tem dúvidas com relação ao uso das máquinas ou lixamento manual da pintura? Confira as postagens abaixo:


Agora que você já está familiarizado com o processo de lixamento, iremos falar sobre o polimento após a etapa de lixamento P2000 com politriz rotativa.

O primeiro passo é um fato consumado: Devemos optar pelo composto mais abrasivo e boina mais abrasiva que possuímos em nosso set. Aí você me pergunta: Rodrigo, então seria ideal a Massa de polir triplo poder de corte? Sim! Porém temos como foco mostrar o nível de acabamento final e o poder abrasivo do nosso composto cremoso Extra Forte. Temos, basicamente, os 2 cenários:
  1. O profissional da repintura: Certamente irá utilizar a massa de polir e já está familiarizado com seu mecanismo de uso e operação, bem como com o nível de acabamento que a massa de polir lhe proporciona.
  2. O profissional de embelezamento automotivo e polimento: Este, certamente terá em mãos o composto cremoso e deixará a massa "de lado" para casos mais graves, ou até mesmo não terá a massa em mãos. Estamos aqui partindo do principio que este não possuí a massa, sendo necessário recorrer ao Extra Forte.
O que irá ganhar o profissional de repintura? Acabamento final mais refinado. Certamente obterá um acabamento com menor carga de hologramas (marcas de boinas em sentido circular). Evidente que trabalhará mais sobre a peça, porém, é cada vez maior a necessidade de readequar os processos na área de funilaria e pintura e apresentar um melhor acabamento final ao cliente no momento que entregamos o veículo com o retoque / repintura.

Por outro lado, o profissional de embelezamento e polimento automotivo, poderá se deparar com a necessidade de utilizar este composto em conjunto com uma etapa de lixamento agressivo efetuado anteriormente.

No vídeo à seguir você irá conferir em detalhes o processo do lixamento (hookit P2000 a base d'água) e do polimento (remoção das marcas de lixa), tendo uma visão real sobre o poder de corte e refino do composto apresentado, em conjunto com a boina (Lincoln Super Velcro Normal 5.5") e politriz rotativa (V8 Brasil).



Ao final deste post, podemos constatar que o poder abrasivo do composto é alto e podemos utiliza-lo para refino de marcas de lixa fortes até mesmo com boinas de corte mais suaves. Teríamos um ganho com o uso de boinas de lã agressivas, porém perderíamos levemente em acabamento final. Uma outra alternativa para melhorar a velocidade do corte é o uso da Massa de Polir Triplo Poder de Corte em conjunto com a mesma boina, como comentado anteriormente.

Neste post você aprendeu:
  • Como lixar a pintura do veículo utilizando lixadeira ou politriz roto orbital.
  • Como usar lixas a base d'água na etapa de lixamento com lixadeiras e politrizes.
  • Como remover as marcas de lixa da pintura.
  • Como utilizar o composto polidor NSWAX Extra Forte.
  • Qual o poder de corte da boina Lincoln SV Normal 5.5" em conjunto com politriz rotativa e NSWAX Extra Forte.
  • Dicas de refino durante e após o polimento.
  • Cuidados gerais durante o lixamento e polimento.

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Um abraço e obrigado!

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