domingo, 16 de novembro de 2014

(Vídeo Aula) Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas pelo Sol e Ação do Tempo Episódio 4: Como Usar a Politriz e Boinas de Polimento De Lã e Espuma para Polir o Pintura

Olá pessoal, tudo bem? 

Continuando a nossa série de vídeos "Revitalização e Recuperação de Pinturas Queimadas" após termos apresentado o processo de polimento manual, trazemos agora o processo utilizando os produtos mais comuns disponíveis no mercado de polimento e embelezamento automotivo: Politriz Rotativa (Angular) com regulagem de velocidade, Boinas de Lã Dupla Face e Espuma Lustradora Preta 7" em conjunto com os compostos polidores NSWAX Extra Forte e X Fine, além de solução desengraxante e micro fibras diversas. 

Abordamos neste vídeo os detalhes e cuidados gerais para proceder com este serviço de polimento em pinturas queimadas, dando extrema atenção ao fato de degastar o mínimo possível a pintura para obter o acabamento desejado, minimizando o grau abrasivo e a agressão ao verniz ou tinta pu no momento do polimento. Você irá conferir em detalhes como fazer o teste de abrasividade (spot test) com os produtos apresentados no vídeo, de modo à obter excelente resultado em curto período de tempo. 

1. Porquê não utilizou massa de polir e boina de lã branca? 

Para minimizar o desgaste do verniz / tinta pu. 

2. Quais as principais dificuldades em trabalhar este tipo de reparo? 

Tempo de operação da politriz. Constante inspeção da peça. Eventualmente falta de abrasividade dos produtos. Eventual necessidade de lixamento fino. Não temos certeza se irão ou não aparecer manchas da base poliéster expostas após o polimento. Tempo geral de polimento muito maior do que um carro em estado de uso normal. Trabalhar com peças repintadas por terceiros em alguns casos. Trabalhar em painéis  com diferentes tipos de tinta / verniz. 

3. Quando devo lavar as boinas? 

Imediatamente após o uso, com detergente neutro ou produto especifico para lavagem de boinas. Pode utilizar também sabão de coco. 

4. Quanto tempo demora para secar uma boina de lã dupla face após a lavagem? 

Entre 2 e 5 dias. Eventualmente até 6 ou 7 dias, se estiver muito frio ou com garoa. 

5. Algumas pessoas dizem que devo começar lixando a pintura, isso é verdade? 

Não. O lixamento deve ser feito sempre em último caro, ainda mais em uma pintura queimada, aonde devemos ter muito cuidado pelo simples fato de que isso é um indicio de um verniz / tinta pu fortemente desgastado pela ação do tempo e falta de cuidados básicos de proteção e lavagem adequada. 

6. Em termos gerais, quanto tempo demoro para fazer uma peça queimada como essa? 

Entre uma e duas horas para trabalhar as 3 etapas de polimento neste peça inteira. 

Esta é a etapa mais esperada dessa série, portanto aqui está o vídeo! 

   

Ao final deste episodio aprendemos a operar a politriz rotativa neste cenário e temos um ponto de partida de como realizar a revitalização da pintura queimada com poucos produtos e obtendo um excelente acabamento. 

Lembre-se! Cada caso é um caso, cada carro poderá ter detalhes diferentes que ajudem ou impeçam o polimento com este set. Portanto é indispensável que o mecanismo seja sempre testando em pequenas áreas, para ver se irá surtir o efeito desejado e não devemos ter a ilusão que sempre poderemos resolver este tipo de problema de pintura somente com polimento. Polimento nunca é receita de bolo.
Após finalizar o serviço, é fundamental o uso de uma boa cera ou selante para proteção. 

No próximo vídeo você verá o processo com mecanismo roto orbital, utilizando dessa vez a Lixadeira Roto Orbital Bosch GEX 125-150 AVE (demonstração de polimento com lixadeira roto orbital para finalidades especificas e áreas pontuais). 



Os produtos para polimento manual você encontra em: www.rodrigogsi.com.br.

Você pode me contactar diretamente pelo email (rodrigo_gsi@yahoo.com.br) para adquirir seu hand pad (3 ou 5 polegadas) em conjunto com boinas de espuma para polimento automotivo e compostos polidores e cera para proteção da pintura. Informe no título do email "Interesse no Kit para Polimento em pintura queimada politriz rotativa".


Gostou deste post? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!

Não deixe de nos seguir nas mídias sociais para receber novidades sobre o próximo capítulo da série Revitalização de Pinturas Queimadas pela Ação do Tempo!

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário