domingo, 15 de março de 2015

Faça Você Mesmo Funilaria e Pintura: Curso online em Vídeo Aulas Parte 9: Como Usar Massa Rápida para Pequenos Reparos Vantagens e Desvantagens

Olá pessoal, tudo bem?

No último vídeo de nossa série sobre como fazer funilaria e pintura automotiva conferimos o uso do composto preto fosco vinílico.

Hoje estamos aqui para falar e demonstrar o uso da Massar Rápida Automotiva, mas, afinal, quais as vantagens do uso da massa rápida? Quais as desvantagens? Como usar a massa rápida automotiva? Dicas sobre o uso e mecanismo de lixamento é o que veremos no vídeo de hoje.

A massa rápida é muito útil na área de micro pintura automotiva, bem como em pequenas correções pontuais após o uso da massa poliéster e aplicação do fundo PU. Uma das propriedades da massa rápida é a facilidade de aplicação e um alto poder de preenchimento sem a criação de poros como acontece com a massa poliéster, facilitando o lixamento e o acabamento final. Uma outra vantagem é a coloração muito próxima ao fundo, portanto, após o reparo pontual, podemos fazer a pintura da peça sem necessitar reaplicar o fundo PU para igualar a cor (desde que a massa rápida seja aplicada pontualmente em pequenos defeitos, caso contrário, a massa poliéster é a mais recomendada, necessitando obrigatoriamente da reaplicação do fundo primer PU). Em contrapartida não devemos usar a massa rápida para corrigir amassados ou imperfeições grandes. Para danos maiores utilizamos sempre a massa poliéster, pelo fato de possuir melhor aderência à superfície e maior resistência.

Vamos ao vídeo?


Rodrigo, poderia ter continuado com o uso da massa poliéster?

Sim, poderia! Seria melhor usar a massa poliéster? Para danos pontuais como esses não. A massa poliéster iria necessitar de reaplicação do composto preto fosco vinílico.

Rodrigo, porquê você usou a massa rápida e não tratou esses danos anteriormente?

Para fins didáticos nos vídeos, para ter a oportunidade de mostrar para vocês em que cenário a massa rápida ainda se encaixa na área de funilaria e pintura, trazendo mais detalhes e o máximo possível de conteúdo para aprendizado.

Deixo claro que existem muitas abordagens para o tema, essa é apenas uma delas, não sendo melhor ou pior que outras, tendo suas vantagens e desvantagens.

Rodrigo, aonde você utiliza massa rápida?

Principalmente na área de micro pintura, para preenchimento de riscos antes de aplicar tinta e fazer o retoque.

Massa Rápida para pequenas correções: Entre R$ 15,00 e 25,00 reais.

Um comentário: