domingo, 1 de março de 2015

Faça Você Mesmo Funilaria e Pintura: Curso online em Vídeo Aulas Parte 7 - Como Usar Anti Corrosivo Fosfatizante Wash Primer Preto Fosco Vinílico.

Olá pessoal, tudo bem?

Agora chegou a hora de operarmos a pistola de pintura em nosso reparo. Temos basicamente uma chapa exposta em algumas áreas, com massa poliéster em outras e com a pintura completamente lixada em algumas.

Podemos optar por dois compostos (veja em detalhes a diferença entre wash primer e preto fosco vinílico também conhecido como PFV):

  1. Wash Primer: Fundo fosfatizante de pintura que visa aderência do primer (fundo) PU na peça. Devemos aplicar o fundo pu na janela de cura do wash primer recomendada pelo fabricante. Serão somente duas demãos de wash primer em forma empoeirada, somente nas áreas de exposição da chapa ou aplicação de massa poliéster.
  2. Preto Fosco Vinílico: Basicamente a mesma função do wash primer, fundo que visa dar aderência ao fundo pu na chapa e também isolar as áreas de aplicação de massa e chapa exposta. Pode ser aplicado da mesma maneira que o wash primer ou mais carregado, podendo inclusive ser lixado após completamente seco antes da aplicação do fundo (primer) pu.
No vídeo abaixo você verá qual a abordagem e mecanismo de aplicação do fundo anti-corrosivo Preto Fosco Vinílico.



IMPORTANTE!

Independente do fundo que utilizar, limpe muito bem a pistola de pintura após o uso, com thiner para lacanitrocelulose e evite ao máximo deixar a pistola parada após o uso, esses compostos secam muito rápido na pistola e podem entupi-la facilmente. Clique aqui e veja como limpar sua pistola de pintura adequadamente!

Qual o preço do Wash Primer ou Preto Fosco Vinílico?

Entre 30 e 50 reais.

Existem pessoas que trabalham diretamente a aplicação do Fundo PU diretamente sobre a chapa. Eu recomendo que aplique um dos dois compostos acima, respeitado o mecanismo recomendado pelo fabricante, para que você tenha maior aderência do fundo pu na chapa e também maior resistência contra a ação do tempo perante à pintura.

Clique aqui e confira o curso completo!

Um abraço e até o próximo!

42 comentários:

  1. Rodrigo, posso passar a tinta diretamente por cima do preto vinílico? No caso a pintura é de uma bike. A tinta é PU

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Rodrigo !
    Estou dando um trato no assoalho do meu santana quantum 96 e é o seguinte,eu usei o produto tf7 convertedor de ferrugem pra passar onde tinha ferrugem e no produto pede que utilise uma tinta base solvente ,preto fosco vinilico pode ?
    Só que tem uma grande parte que está bem pintado ,o que fiz foi lixar tudo, posso deixar tudo no preto fosco vinilico como acabamento até mesmo onde já esta pintado ?
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é a base de solvente amigo, portanto pode. Pode aplicar sim conforme faço no vídeo.

      Excluir
  3. Boa noite, posso esperar secar bem o preto fosco vinílico para aplicar o prime PU, devo lixar o preto fosco vinílico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo. No vídeo 8, 9 e nos demais dessa sequência de 15 vídeos falo sobre isso em detalhes.

      Excluir
  4. Pode pintar plastico direto sem passar algum tipo de isolante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja na seção cursos e tutoriais o material sobre retoque de pintura.

      Excluir
    2. Oi amigo posso passar o whasprimer no plástico sem utilizar a seladora como fundo e depois o primer

      Excluir
    3. Não recomendo amigo. Use esse material: https://www.youtube.com/watch?v=oMCkQQjvSig

      Excluir
  5. Ola Rodrigo, sempre assisto seus vídeos no YT, muitos bons por sinal, parabéns!
    Bem, estou fazendo meu carro em casa, e pretendo fazer da seguinte forma: Após a retirada de todo material, com a chapa nua, pretendo passar preto fosco vinílico e após isso o poliester e na sequência o verniz. Pretendo fazer de forma simplificada, pois eu sou amador, e ouvi falar q o preto pode curar e pintar depois com ela seca. O que acha ? procede isso ?

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ao invés de pular o fundo pu, pule o preto fosco vinilico. Abraços!

      Excluir
  6. Ola Rodrigo. Parabéns pela redação. Ainda sobre a pergunta acima. Mesmo sendo as peças de alumínio ou antimônio, pois no meu caso são peças de moto. Poderia dar uma demão de preto fosco vinílico e na sequencia aplicar a tinta PU cinza e o vermiz ou teria que antes da tinta PU aplicar o fundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode usar só o PFV, eu fiz isso nas peças de alumínio do meu carro, PFV, Lixamento e depois PU preto. Estão no teto, preservadas até hoje, sem descascamento.

      Excluir
  7. Posso aplicar tinta poliester direto na chapa, tipo alguns lugares q apareceram turante o lixamento?

    ResponderExcluir
  8. Olá Rodrigo estou arrumando o capô e paralama do meu fusca deixei exposto na lata daí apliquei o Preto fosco vinilico mas preciso aplicar massa poliester possa aplicar sobre o Preto fosco vinilico sem problemas?

    ResponderExcluir
  9. Olá Rodrigo estou arrumando o capô e paralama do meu fusca deixei exposto na lata daí apliquei o Preto fosco vinilico mas preciso aplicar massa poliester possa aplicar sobre o Preto fosco vinilico sem problemas?

    ResponderExcluir
  10. Eu posso passar o primer pu sem passa o preto fosco vinilico e depois a tinta poliester ou pu?

    ResponderExcluir
  11. to pintando algumas peças da minha moto, usei o preto fosco vinilico e tava lindo ai fui passar o verniz, o que tinha era verniz PU para tinta sintetica, comprei um fosqueante alto solido, fiz a catalise do verniz adicionei o fosqueante na proporção meio a meio e apliquei a minha sorte q apliquei em 1 peça pra ver o resultado e PAHHHH, ficou cheio de pintinha branca parecendo uma areia , SABE O PORQUEe o que fazer ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, pode ser muita coisa. Sugiro ver meus vídeos de defeitos em repintura:
      https://www.google.com.br/search?q=defeitos+em+repintura+rodrigogsi&oq=defeitos+em+repintura+rodrigogsi&aqs=chrome..69i57.4303j0j7&sourceid=chrome&ie=UTF-8
      Pode ser desde óleo e contaminação do ar ou peça até mesmo alguma incompatibilidade de solventes.

      Excluir
  12. Olá Rodrigo, estou dando um talento em um tanque de moto, tem amassado, aplico a massa plástica. Depois o preto ou o preto para proteger a chapa e depois aplico a massa para regularizar as imperfeições e por último o primer universal?!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, recomendo assistir à todos os vídeos dessa série pois explico como faço o trabalho e o porquê, bem como a sequência: http://rodrigogsi.blogspot.com.br/2016/04/video-aulas-de-pintura-automotiva-passo-a-passo.html

      Excluir
  13. Eu posso pintar o motor da moto e a ponta do escapamento com o preto fosco vinílico?!

    ResponderExcluir
  14. Qual fundo é melhor, o Multifill ou Universal, no caso dos não catalizados. E qual a diferença deles pros fundos PU,no resultado final. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei a diferença das marcas amigo. O fundo PU é mais resistente.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá amigo,gostaria de saber se posso aplicar o primer PU direto na lata,primeiro eu aplicaria preto fosco vinílico depois primer PU,estou nessa duvida pois nas pesquisas q fiz sobre o primer PU os pintores sempre passam ele por cima da tinta antiga do carro,não direto na lata

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de saber se tem um limite de tempo para aplicação do fundo PU sobre o preto fosco vinílico, uma vez que minha intenção é remover toda tinta e aplicar o preto fosco para proteção e só depois partir para o fundo PU e esse processo pode demorar!

    ResponderExcluir
  18. A minha ideia é aplicar o preto fosco vinílico na chapa nua e após esse procedimento realizar a correção das ondulações com massa de poliéster através do taqueamento, após o taqueamento reaplicar o preto fosco vinílico pois geralmente no taqueamento a lata reaparece e após aplicar o fundo PU, seria correto?

    ResponderExcluir
  19. Só mais uma dúvida, sempre antes de qualquer aplicação é interessante limpar com desengraxante? ex: 1º na chapa nua antes do preto fosco, 2º em cima do preto fosco antes da massa de poliéster, 3º em cima da massa de poliéster após o taqueamento se for necessário mais uma camada de massa de poliéster, 4º em cima do preto fosco antes do fundo PU, 5º em cima do PU caso necessário outra mão de PU após remover pequenas imperfeições com massa rápida, 6º em cima do PU antes da pintura, ou seja antes de qualquer aplicação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, desde que seco e livre de pó excessivo.

      Excluir
    2. Rodrigo, bom dia! Tenho um tanque feito com dois tambores de 200l soldados e pintado com ferrolack, com o qual vou fazer pintura hidrogáfica. Posso passar o primer PU sobre o ferrolack e depois a tinta PU?

      Excluir
  20. Boa tarde, posso aplicar preto vinílico na chapa crua , e logo em seguida a tinta PU , NUM INTERVALO DE MEUA HOra

    ResponderExcluir
  21. Bom dia.
    Posso aplicar o TF7 e após a cura aplicar Primer PU?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia amigo. Recomendo o fundo PU ou wash primer + fundo pu. Obrigado!

      Excluir
  22. Posso aplicar tinta poliester diretamente no preto vinilico ou whash primer?

    ResponderExcluir