sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Como Usar Medidor de Camadas de Tinta Automotiva (Medidor de Espessura EM-2771)

Fala galerinha, tudo bem?

Estamos hoje apresentando mais um teste e review de ferramentas para vocês:

Medidor de Espessura de Tinta Automotiva.

Muito se fala sobre esse equipamento na área de detail (detalhamento, embelezamento automotivo) para mensurar as camadas de tinta e verniz antes do polimento mas, como será que isso realmente funciona?

A menos que se invista em um equipamento de ponta capaz de mensurar precisamente as camadas de fundo, tinta e verniz separadamente, teremos somente um auxilio na tomada de decisão na hora de polir, lixar a pintura antes do espelhamento e etc.

No que o medidor de espessura ajuda?


  • A identificar áreas repintadas.
  • A usar uma medida básica (padrão) de pintura automotiva para saber se podemos polir com maior ou menor abrasão, especialmente lixar a pintura no processo de espelhamento ou remoção de riscos mais profundos que não sairão no polimento.

Qual é o equipamento do vídeo?

Medidor de Espessura ou Camadas EM-2771.




Qual a maior limitação do equipamento?

A precisão em casas decimais. Ele faz a medição somente com uma casa decimal de precisão. Isso nos impacta quando queremos, por exemplo, saber o debaste total da pintura no momento de um polimento mais agressivo envolvendo o lixamento (normalmente chamado de espelhamento de pintura).

Qual é a dica geral para uso deste equipamento?

Controlar em uma planilha diversos cenários de uso e medições, para usar como base estatística no processo de polimento ou repintura. O cruzamento dos dados, englobando a sua experiência visual na identificação da pintura, lhe trará benefícios no aspecto de saber quando trabalhar polimento menos abrasivos e quando você poderá lixar a pintura para fazer um polimento mais agressivo.

Não existe regra e nem um parâmetro "milagroso" que lhe faça saber exatamente por qual caminho fazer o polimento, porém, tomando como base os valores aceitáveis e padrões do processo de pintura automotiva, este mecanismo nos traz segurança quando trabalhamos o polimento.

Outro ponto muito legal é para quem trabalha com análise de pintura pois podemos identificar áreas repintadas com boa precisão.

Lembre-se: Quanto maiores os valores, maiores são as camadas de material que temos sobre a peça e, maiores são os perigos de nos depararmos com problemas de repintura, como lixar uma área mascarada com casca de laranja e termos um mapeamento de massa aparecendo sobre a área que polimos anteriormente.

Espero que tenham gostado do post e do vídeo.

No próximo iremos mostrar a análise de repintura na prática, com este modelo de entrada básico.

Forte abraço e até o próximo!

Anexo 1: Comentários pessoais sobre como avaliar a compra de um medidor de espessura, postado originalmente no forum detailbrasil:

"2 pontos que eu considerei na compra:

1. Precisão em casas decimais.
2. Fato de medir plásticos ou não.

A calibração, de modo geral, é sempre algo "simples" pois nada mais é do que dizer ao equipamento que você está medindo algo com 0 mícrons de espessura em cima do material.

Outra coisa interessante é ter uma base comparativa para as medições, não adianta comprar o medidor de espessura e não ter finalidade para o trabalho, usar por usar sem ajudar no seu dia a dia. Digo isso porquê, de que adianta ter uma medida de espessura de TODA a camada aplicada sobre a chapa e mesmo assim não poder saber se lixa, se não lixa, e etc? Ele sozinho só ajuda a tomar decisões, mas não te dá exatidão em alguns questionamentos que somos levados à crer que o medidor de espessura resolveria.

Os modelos mais completos na maioria das vezes diferem por medir plásticos e também por armazenar dados estatísticos, isso pode te ajudar à médio e longo prazo, para fazer um dashboard com detalhes que te ajudam na tomada de decisões. AGORA, se você só quer algo simples para te dar uma força em repinturas e etc, um modelo básico até com uma casa decimal de precisão já está "mais que bão"."

Nenhum comentário:

Postar um comentário