segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

[TechLab] Linha Hobby ou Profissional? Como escolher ferramentas?

Olá pessoal.

Recebo diversos emails perguntando sobre marcas de ferramentas e quais ferramentas comprar, por isso resolvi escrever este artigo para tentar ajudar vocês a escolherem suas ferramentas com base em alguns pontos que devem ser observados antes da compra.

O primeiro e talvez o principal é:

Qual o tipo de trabalho vou executar? Quais os requisitos mínimos necessários para executar esse trabalho?



Antes de comprar qualquer ferramenta é necessário definir para que você precisa dessa ferramenta, ou seja, quais os requisitos mínimos para que você possa fazer o trabalho sem problemas e sem a necessidade de trocar de ferramenta em pouco tempo, seja por não conformidade com sua necessidade ou problemas de sobrecarga.

Aqui podemos usar o exemplo de um compressor de ar. Para uma pintura de um carro inteiro utilizando uma boa pistola de pintura, se faz necessário um compressor mais forte, tanto em termos de litragem como capacidade de produção de ar, algo em torno de 200 litros e 15 pés. Se você irá pintar um para-choque, talvez um modelo de 50 ou 100 litros seja o suficiente. Se você irá atuar todos os dias em uma oficina, por exemplo, já se faz necessário algo ainda mais forte e melhor. Aqui podemos citar o exemplo da marca: Para você que irá usar o equipamento todos os dias profissionalmente, uma boa marca com boa gama de assistência técnica faz toda a diferença. Para uso hobby, podemos optar por equipamentos mais baratos, pois não iremos sobrecarrega-lo em todo o tempo usando-o todos os dias.

Outro exemplo é uma politriz: Sabemos que um requisito básico é que ela possua regulagem de velocidade, portanto, temos um filtro. Dentro das politrizes com regulagem de velocidade existem N marcas, N modelos e N preços. Para uso hobbysta, na manutenção do seu carro e nos finais de semana, certamente um modelo chinês mais barato não lhe trará problemas. Agora para atuar todos os dias, talvez o mais sensato seja optar por algo mais robusto e novamente, com ampla gama de assistência técnica. Além disso, outro ponto importante pode ser o peso e ergonomia, qualidade dos componentes eletrônicos para não ter falhas de torque e rotação com as mais diversas boinas de polimento e etc.

Aqui muitas vezes alguns pontos se contrapõe. Não adianta, por exemplo, achar que vai pintar o carro uma vez só e pode fazer isso com um compressor de 24 litros tendo a mesma qualidade que usando um compressor maior, isso não existe. O barato sai caro! Requisito é requisito, se precisa de algo para pintura completa, é algo maior e fim de papo! Nesse caso o que você pode trabalhar é a marca e qualidade do compressor e não sua capacidade em litros e força propriamente dita. Aí você pode abrir mão de algum dos pontos mencionados à frete...


Vou usar a ferramenta todos os dias ou esporadicamente?


Aqui entramos em algo chamado resistência ao uso. Sabemos que equipamentos hobby são focados em pessoas que não irão usá-los todos os dias durante um intervalo de tempo muito grande. Já os profissionais são para uso rotineiro, portanto, sendo mais resistentes em sua grande maioria. Isso significa que os componentes empregados são desenhados para uma carga de trabalho maior, aguentando o esforço.

Além disso, um outro ponto importante é a praticidade de uso e ergonomia. Ferramentas mais leves, com punhos emborrachados, mais silenciosas e etc trazem grande diferença no dia-a-dia de uma oficina. Isso normalmente passa desapercebido quando estamos escolhendo um equipamento. Durabilidade e qualidade do material empregado em sua construção reduz o desgaste e aumente a qualidade do equipamento.

Custo X Beneficio?


Nessa etapa podemos avaliar a real necessidade da compra de tal ferramenta:

Será que não vale a pena alugar uma ferramenta para fazer o serviço? Esse é o caso de ferramentas caras, grandes e que serão utilizadas pouquíssimas vezes por você. É o caso, por exemplo, de máquinas de solda no caso em que você irá pintar seu carro. Até mesmo um bom compressor pode entrar nessa parte. Avalie bem o quanto está disposto à fazer trabalhos na área, mesmo como hobby.

O custo da ferramenta, vale a pena perante o serviço que irei realizar? Vamos à um exemplo simples: Ralei o para-choque e quero repará-lo. Fui em oficinas e o serviço custa em torno de 300 reais, vale a pena investir o minimo possível em compressor, pistola de pintura, filtro de ar e suprimentos para pintura e polimento para fazer somente esse trabalho? Aqui o que dita é sua vontade.

A ferramenta X, mais barata, vale a pena perante a Y mais cara? Aqui você deve pensar nos recursos que uma ferramenta mais cara ou levemente mais cara lhe trará em termos de resultado e praticidade. Algumas vezes vale a pena pagar a mais por algo mais durável ou com mais recursos, especialmente se a sua ideia é ampliar os horizontes e fazer mais trabalhos além do seu próprio carro.

Para vender a ferramenta e comprar outra, consigo negociar? Sabemos que o mercado para ferramentas usada existe e, para algumas delas, as coisas são mais fáceis ou mais difíceis. É mais fácil, por exemplo, achar um comprados para um compressor pequeno do que para um grande, do mesmo modo que para uma politriz mais básica do que para uma profissional e mais cara. Muitas vezes podemos comprar o básico para começar e trocar com o decorrer do tempo conforme vamos avançando em nossos trabalhos.

Avalie sempre:
  • Rede de assistência técnica.
  • Comentários na internet sobre a ferramenta.
  • Reclamações de clientes e como o fabricante soluciona os problemas.
  • Requisitos! Esse é o ponto mais importante! Saiba o que quais os requisitos mínimos necessários para fazer o trabalho que você precisa executar, para não comprar algo fora do escopo que não lhe proporcione bom resultado. Se necessário converse com pessoas que fazem o trabalho que você quer fazer.
  • Procure informações com quem faz o serviço que você quer fazer, isso ajuda muito a escolher equipamentos.
  • Procure pessoas e referências de quem possuí a ferramenta que você deseja comprar.
De modo geral, fazendo uma busca por diversas marcas e faixas de preço, conseguimos optar por uma boa ferramenta, hora abrindo mão de alguns recursos hora ganhando outros, iremos ter algo ideal ou muito próximo ao ideal para fazermos nossos trabalhos, sejam eles à nível hobby ou profissional.


**Não irei responder comentários pedindo qual ferramenta comprar pessoal.**


Forte abraço e até o próximo!

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br


Palavras-chave: como escolher politriz, como escolher compressor, como escolher ferramentas, linha hobby, linha profissional, linha industrial, como escolher a melhor ferramenta, o que é custo beneficio, ferramenta hobby ou hobbysta, qual ferramenta comprar, ferramenta barata vale a pena, politriz barata vale a pena, politriz chinesa, compressor chinês, qual melhor compressor, qual a melhor pistola de pintura, como escolher pistola de pintura, como comprar politriz, como comprar compressor, dicas de como escolher ferramentas,

Nenhum comentário:

Postar um comentário