sexta-feira, 16 de junho de 2017

Top 10 dicas de pintura automotiva! 17 Dicas Fundamentais para que o Retoque de Pintura Automotiva seja Perfeito!

Olá pessoal, tudo bem?

Recebo muitas dúvidas sobre como fazer retoque de pintura automotiva. Já temos uma série completa mostrando como se faz um retoque sem manchas e degrau, polimento em retoque e dicas sobre como recuperar parachoques.

Se você não assistiu os vídeos confira o curso de como fazer retoque de pintura clicando aqui!

Abaixo algumas dicas sobre como fazer um retoque perfeito!

1. Qual pistola de pintura usar para retoque de pintura?

A pistola de pintura para serviços de retoque deve possuir bico fino. O ideal é até 1.0mm. A pistola de pintura que eu uso nos vídeos é uma "HVLP" com 0.8mm de bico.
O fato de usar pistola de pintura com bico fino deixa o retoque menor e a camada de tinta e verniz mais fina, mais uniforme, facilitando o alongamento da tinta e diminuindo o risco de degraus, por jogar menos tinta, ter leque menor e etc.

Detalhes sobre a pistola de pintura em nosso vídeo da série como fazer pintura automotiva.

2. Qual compressor usar para pequenos retoques de pintura automotiva caseiros?

Para reparos pequenos e médios como parachoques e paralamas podemos usar um compressor com 50L. Para retoques em que é necessário alongar tinta e verniz em portas, capô e laterais inteiras do carro devemos usar um compressor de 100 litros.
Lembre-se que minhas dicas de compressor e pistolas seguem minha lógica de encarar o tema.
Se você tem dúvidas sobre pistolas de pintura e compressores de ar clique aqui e confira um guia completo de como escolher compressor e pistola de pintura.

Confira os detalhes do compressor que utilizo nos meus trabalhos de pintura parcial e retoques.

3. Retoque em pintura prata, como fazer?

Os retoques com tintas metálicas em geral devem seguir duas dicas simples. A tinta deve estar bem misturada, sem excesso de diluente e você deve usar o pano pega pó antes de aplicar o verniz na peça, à fim de tirar partículas sólidas de pigmentação metálica que podem deixar manchas e marcas que identificam os retoques.

4. Como acertar a cor dos retoques?

Leve sempre em uma boa casa de tintas a peça ou o automóvel em que irá realizar o serviço. A ajuda de um colorimetrista é fundamental em serviços de retoques. Carros repintados e já retocados anteriormente podem sofrer variações de coloração portanto, novamente, a colorimetria irá ajudar muito nesses casos.
Cuidado com a diluição em excesso pois isso pode dar diferença de cor e baixa capacidade de cobertura, ocasionando manchas.

5. Retoque em pintura tricoat, como fazer?

Os retoques em algumas cores seguem um padrão de aplicação de cor de fundo diferenciada, tais como bases com coloração branca e etc. Algumas cores como por exemplo o branco perola possuem duas camadas de tinta e uma verniz, ou uma camada de tinta e uma de verniz com pigmentação. Para essas cores é sempre interessante ter auxilio de um colorimetrista ou conhecer bem o catalogo de cores do fabricante, bem como os procedimentos de reparo para tais cores.
Retoques em pintura tricoat são mais complexos e exigem mais atenção à aspectos como uniformidade de cobertura e técnicas de alongamento para mascarar as áreas de retoque.

6. Todos os danos podem ser recuperados com retoque?

Não. Muitas vezes precisamos fazer a pintura completa das peças para não deixar manchas e marcas de reparo ou não correr o risco de perder o serviço e ter que repintar a peça inteira. Em exemplo são áreas que ficam muito visíveis quando olhamos o carro, tais como capo e teto.

7. Degrau na pintura some com polimento?

Não. Se você deixou degrau durante o retoque da pintura ele não irá sumir com polimento e lixamento.

8. Posso usar diluente no lugar de thiner de retoque (bender)?

Até pode, porém a chance de ficar manchado é maior do que se utilizando o thiner de retoque especifico para essa finalidade.

9. Posso aplicar tinta poliéster ou pu diretamente sobre massa plástica ou massa poliéster?

Não. O acabamento da massa, por mais bem aplicada e lixada, não irá deixar a superfície completamente isenta de porosidade. Quando você aplicar a tinta certamente essa área ficará mapeada, ou seja, irá aparecer o local aonde está aplicada a massa e o trabalho deverá ser refeito.

10. Posso aplicar tinta diretamente sobre massa rápida ou massa acrílica?

Normalmente sim, se bem lixada até a grana de lixa adequada a aplicação da tinta que está utilizando. Porém o reparo deve ser localizado e com uma fina e pequena camada de massa rápida sobre a peça, assegurando que ela não irá destacar facilmente da pintura após o reparo.

11. A pintura ficou grossa demais, como fazer?

Normalmente quando o retoque fica com muita casca de laranja é sinal de excesso de verniz ou tinta pu. Isso pode se traduzir em degrau após o lixamento. Conforme visto no vídeo de polimento, o lixamento deve ser feito muito de leve na área do retoque, pois a camada de tinta e verniz devem ser pequenas e não irão suprir um polimento técnico com lixamento muito agressivo.

12. Como regular a pistola de pintura para fazer retoque na pintura?

Sempre com a melhor atomização possível e com névoa fina, visando não causar casca de laranja em excesso e não ter degraus nas bordas do reparo. A cor deve ser aplicada em demãos suficientes para tingir a peça com a mesma cor do restante e o verniz à fim de recuperar o brilho da área com o mesmo padrão de textura original do restante da pintura do veículo.

Se você não é familiarizado com o uso de pistola de pintura confira nossos vídeos e material sobre como pintar com pistola de pintura e compressor clicando aqui.

13. Posso usar cera logo após o retoque?

Não recomendo. Se for utilizar alguma cera opte por um alto brilho ou cera líquida compatível com peças recém pintadas, embora a maioria dos vernizes e tintas sequem completamente em até 72 horas.

14. Espelhamento e vitrificação após retoque de pintura, é possível?

Na maioria dos casos sim. Porém não são raras as situações em que se faz o espelhamento de pintura e aparecem marcas e manchas de retoques na pintura após o trabalho. Infelizmente para o polidor, quanto mais antigo o carro pior é de trabalhar um polimento devido à grande chance de reparos feitos anteriormente e de não se saber ao certo por quantos polimentos o carro já passou. Nessas horas o medidor de espessura é muito útil.

Eu sempre faço o polimento técnico após os meus trabalhos e evito lixar carros repintados por terceiros, à fim de não causar problemas aos meus clientes bem como não ter surpresas indesejáveis durante meus trabalhos.

Tem dúvidas sobre o que é um medidor de espessura de tinta automotiva? Clique aqui e confira.

15. O fundo no retoque, pode ser mais diluído?

Sim, e deve ser aplicado somente na área do reparo com massa e afins, aonde o lixamento é o p220 ou equivalente.

Para finalizar, creio que quanto mais você praticar melhor será o seu resultado.

Para mim os fatores principais para um bom retoque são o alongamento, emenda e acerto de cor durante a fase do reparo, além é claro de um correto nivelamento de superfície.

16. Não sei fazer pintura automotiva nem quais os materiais e etapas são necessários.

Confira nosso curso básico completo de pintura automotiva clicando aqui.

17. Quais lixas usar no processo de repintura automotiva, lixamento de massa e fundo?






No mais o restante dos passos estão detalhados na série de 5 vídeos sobre como fazer retoque de pintura automotiva.

Abaixo deixo novamente a imagem explicando a técnica de alongamento.




Mais uma imagem útil para vocês: Atomização da pistola de pintura.




Links uteis:


Quando a regulagem da sua pistola de pintura não está boa, seja por falta de pressão / ar, fluído, excesso de pressão e etc, o spray tende a ter muitas bolinhas nas bordas.

Regule sempre sua pistola de pintura de modo que o spray / jato de tinta / verniz seja o mais uniforme possível, sem grande quantidade de bolinhas maiores nas bordas pois isso irá impactar em casca de laranja e falhas na área do retoque.

#ficaadica

Obrigado e até o próximo!

www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br


Tags: como retocar pintura,como fazer retoque de pintura automotiva,como fazer retoque,dicas sobre retoque,dicas de como retocar um carro,como retocar um carro em casa,retoque com spray automotivo,retoque de pintura automotiva como fazer,que pistola de pintura usar para retoque,que bico de pistola de pintura usar para retoque,como retocar carros,como retocar carros em casa,que compressor usar para retoque de pintura,retoque de pintura em automóveis,equipamento para retoque de pintura,alongamento de tinta o que é,degrade no retoque o que é,como fazer retoque sem manchas,como retocar sem manchar,como retocar sem degrau,como alongar verniz,como retocar com pu,tinta poliéster em cima de massa,qual compressor usar para retoque de pintura automotiva,pistola para retoque,pistola de pintura para retoque,especificação de pistola de pintura para retoque,pistola hvlp para retoque,mini pistola de retoque,mini pistola hvlp,como se faz retoque de pintura automotiva,dicas para retocar um carro,defeitos de retoque de pintura,

Nenhum comentário:

Postar um comentário