domingo, 30 de julho de 2017

Polimento Automotivo Profissional: Cristalização de Pintura Automotiva O que é? Como funciona? Para quê serve? Qual a origem do termo Cristalização? Mitos e Verdades


Fala pessoal, tudo bem?

Hoje vamos debater e apresentar os vídeos sobre o tema Cristalização de Pintura. Afinal de contas, o que é Cristalização?

Não existe um consenso entre o que define o termo Cristalização de Pintura na área do embelezamento e polimento automotivo, portanto, cada oficina tem seu método e seu entendimento para o termo Pintura Cristalizada.

O que irei apresentar neste post é uma visão pessoal minha sobre o assunto e o que me leva a definir o termo Cristalização como o resultado do meu entendimento.

Primeiro, qual o pré requisito para uma Cristalização?

1. Polimento: Processo aonde iremos remover riscos, reviver a pintura, remover pequenas manchas, queimados e etc, como temos trabalhado ao longo dos anos em nosso canal.
2. Lavagem: Lavagem e descontaminação da pintura, visando deixá-la limpa para a aplicação de cera ou selante.

Obviamente, não precisamos polir todos os carros para fazer o processo de Cristalização. Porquê digo isso? Pelo fato de que em muitos casos a pintura não necessita de polimento (mecanismo abrasivo) para desbaste e remoção de pequenos defeitos e marcas, restando apenas a opção do enceramento, para proteção e manutenção de brilho.

O termo Cristalização é utilizado para designar uma pintura "lisa", protegida contra ação do tempo. O termo tem sua origem baseada na apresentação da repelência a água (característica de uma pintura bem tratada) oferecida no momento em que o carro está exposto à chuva, aonde pequenas bolinhas d'água se formam sobre a pintura, semelhante à pequenos "cristais".

Rodrigo, para você, O que diferencia então uma Cristalização de um simples Enceramento manual?

O fato de utilizarmos ceras especificas para aplicação com politriz. Basicamente, para mim, este processo é a aplicação / remoção de ceras e selantes utilizando a politriz roto orbital para realizar o serviço. Este processo dá agilidade ao polimento e também um acabamento fino ao final do processo, além de que, com determinados produtos, remove pequenos riscos e realça muito o brilho da pintura.

A durabilidade da aplicação destes produtos capazes de serem utilizados com politriz é maior do que se os utilizarmos manualmente, devido à maior fixação na pintura pelo fato do aquecimento e atrito das boinas utilizadas na politriz.

Toda cera pode ser aplicada com politriz roto orbital?

Não! Nem toda cera pode ser aplicada e / ou removida com a roto orbital. Para isso, devemos testar a cera antes de fazer a aplicação em uma peça inteira. Dando certo, partimos para o teste em uma peça inteira e assim por diante, para verificar o tempo de cura máximo para sua remoção após o enceramento.

Qual boina devo usar para remover a cera?

Sempre de micro fibra. É o que recomendo por ser o mecanismo que usamos manualmente. Podem ser tanto boinas de micro fibra como bonnets (bonés) de micro fibra.

Boina de Microfibra 7 polegadas:

Qual a minha dica de cera para ser aplicada com a politriz roto orbital?

Cera cristalizadora de pintura NSWAX:




Rodrigo, quero somente remover a cera da pintura com a politriz roto orbital, como fazer?

No vídeo abaixo veremos o exemplo da aplicação manual da cera de carnaúba em pasta NS Paste Wax NSWAX e posterior remoção com boina de micro fibra:




Mais um vídeo demonstrando e falando sobre a remoção de dois tipos de cera , cremosa e em pasta, com politriz roto orbital porém usando boné (bonnet) de microfibra e boina de espuma super macia como base:



Rodrigo, posso aplicar cera de carnaúba em pasta com politriz roto orbital?

Não recomendo pela dificuldade em aplicar a cera em uma boina de espuma, seja ela lustradora ou de corte suave (refino).

Dá para usar politriz rotativa angular convencional para fazer o processo da mesma maneira que fazemos com roto orbital?

Isso é assunto para outros vídeos e um novo post. Em breve traremos as respostas.

Risca a pintura aplicar e remover a cera com a politriz roto orbital?

Não, desde que opere a politriz da maneira correta como demonstrado nos vídeos.

Vale lembrar que cada produto tem sua maneira correta de aplicação e uso, portanto, caso seu produto seja diferente, faça testes antes de usar no seu carro ou no carro de clientes.

Nota: Não sei informar se produto X funciona como os mencionados neste post e nos vídeos, portanto, dificilmente irei saber responder suas perguntas especificas para outros produtos.

Conclusão: Para mim o processo de Cristalização é a proteção da pintura (acabamento final, enceramento), utilizando para isso a politriz como meio de aplicação e ou remoção.

Espero que tenham curtido a matéria. Enviem suas sugestões para que possamos fornecer sempre o melhor conteúdo para você que nos prestigia.

Confira e compre os produtos utilizados nessa matéria conosco!



Forte abraço e até o próximo!

Tags: como fazer cristalização de pintura, como se faz cristalização de pintura

Nenhum comentário:

Postar um comentário