sexta-feira, 14 de julho de 2017

Como testar componentes elétricos e eletrônicos fora do carro? Faça você mesmo sua fonte de bancada 12v caseira sem gastar muito!

Olá pessoal.

Para quem trabalha com carros, não são raros os casos em que precisamos testar componentes elétricos 12v como cd players, lâmpadas, motores e etc, para sabermos se estão funcionando corretamente ou não.

Muitos testes são realizados diretamente na bateria do próprio veículo, porém nem sempre é a solução ideal ou mais fácil.

Tendo em vista as dúvidas que o pessoal me traz no canal resolvi fazer esse post explicando como ter uma solução prática e barata para resolver o problema de testes de componentes eletrônicos dos carros sem que os mesmos estejam conectados à bateria.

A ideia é simples: Uso de uma fonte velha de computador para montar uma fonte de bancada.

Aonde encontrar uma fonte de computador usada?

Em lojas de assistência técnica é possível encontrar uma variedade imensa de fontes, novas e usadas. Muitos locais podem até doar uma fonte antiga para você fazer a sua fonte de bancada pois muitas carcaças de computadores são descartadas todos os dias.

Qual a especificação de fonte necessária para isso?

Pode ser o modelo mais simples e de potência mais baixa que encontrar. A maioria das fontes de alguns anos para cá tem em torno de 250W, suprindo a necessidade de potência da maioria dos equipamentos automotivos tais como lâmpadas, rádios e módulos de injeção.

Como ligar a fonte sem estar no computador?

A maioria das fontes possuí um interruptor na parte traseira, próximo ao cooler de ventilação. Porém este botão não é capaz de ligá-la automaticamente sem que a mesma esteja conectada ao computador.

Existem alguns padrões de pinos do chicote central das fontes, os quais podem variar porém, via de regra, fazendo a ligação direta com um pequeno fio dos pinos PS_ON e GND (Terra) teremos a fonte ligada somente com o botão que está trás da fonte, ou seja, ligando e desligando o botão traseiro a fonte irá ligar e desligar sem estar no computador.

Esses pinos podem variar de acordo com o modelo da fonte. A fonte que tenho em mãos e o padrão ATX-2 com vários conectores de 4 pinos (padrão IDE).

Qual é o chicote principal?

É o maior de todos, o que vai na placa mãe. Ele possuí 20 pinos + 4, totalizando 24 pinos. Porém os 4 pinos remanescentes são destacáveis, podendo estarem separados dos demais 20.

Abaixo segue uma imagem ilustrativa:

Feito isso sua fonte estará pronta para uso.

Quais são as voltagens e especificações de cada cor de fio presente nos chicotes?

Confira na imagem abaixo:



Pinos para confecção dos chicotes com plugs jacaré:



Como posso fazer a ligação de fios nesses chicotes?

Minha dica é usar bornes do tipo pino em conjunto com fio para som (mais flexível) e pequenos grampos jacaré. Todo esse material é encontrado facilmente em lojas de componentes eletrônicos.

Feito isso, você tem sua própria fonte de bancada para testes e finalidades diversas, possuindo as saídas mais utilizadas de 3v, 5v e 12v, bastando trocar os fios no momento do uso.

As fontes desarmam automaticamente em casos de curto circuito via relê.

Se sua fonte for usada, realize testes com multímetro antes do uso em componentes eletrônicos, para não danificar os circuitos e componentes que você estiver testando utilizando sua fonte de bancada.

Uso esse mecanismo à anos e não tive problemas para:

 - Teste de leds.
 - Teste de componentes eletrônicos.
 - confecção de pequenos circuitos elétricos para carros.
 - Montagem e testes de lâmpadas de led.
 - Teste de motores elétricos em geral. 
 - teste de circuitos elétricos / eletrônicos simples em geral.

Além de inúmeras outras utilidades domésticas.

Gasto estimado: Entre R$ 15,00 e R$ 60,00.

Obrigado e até o próximo!

Vídeo de funcionamento da fonte:




www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br


#ficaadica

Tags: fonte de bancada,fonte para eletrônica,fonte de mesa,como testar componentes eletrônicos,como testar componentes elétricos,como testar peças de carro,como testar peças de injeção eletrônica,faça você mesmo,fonte de bancada caseira,fonte 12v,fonte 110v para 12v,fonte de computador,fonte atx-2,como testar fonte de pc,fazer jumper em fonte atx,como ligar a fonte fora do computador,como testar rádio fora do carro,como testar elétrica automotiva,como testar componentes eletrônicos fora do carro,fonte de bancada barata,faça você mesmo sua fonte de bancada,como fazer fonte de bancada,como usar fonte de computador velha,oficina de casa,


Nenhum comentário:

Postar um comentário