domingo, 3 de dezembro de 2017

Review (Avaliação): Cera para cores escuras Soft99 Dark & Black Wax - Teste, Avalição e Uso! Será que é boa? Vale a pena comprar? Confira aqui.

A Soft99 Black Wax se enquadra na categoria de ceras de carnaúba para promoção de brilho e remoção de pequenas manchas e sujeira leve, que eventualmente restaram após a lavagem.

Por ser uma cera especifica para carros escuros, notamos que a facilidade de uso e remoção é o que chama atenção. Isso se traduz em rapidez e facilidade para você que não é profissional.

Usamos a cera e a deixamos secar por 15 minutos, à uma temperatura de 16ºC. Deixamos excesso de cera para ver se ela gruda ao ponto de necessitar de alguma solução desoleante / de limpeza para remoção do excesso ou o mais comum, manchas sobre a pintura.

Esquerda: Black Wax. Direita: White Wax

Isso não aconteceu!
A remoção se deu facilmente sem a necessidade de esfregar a microfibra com força sobre a pintura, o que fatalmente causaria riscos.

Outro ponto testado foi o poder de mascaramento: Aqui avaliei se a cera é capaz de esconder riscos. Notei que eles ficam levemente escondidos quando a cera é aplicada.

Aroma: Quando na lata a cera não possuí cheiro muito bom, porém, após aplicação no carro, o aroma é gostoso, suave. Para quem dá valor à esse ponto certamente irá gostar.

Consistência: A cera possuí consistência pastosa, típica de ceras de carnaúba focadas em proteção e não em limpeza, porém, levemente mais mole do que as paste wax nacionais como as da NSWAX, Lincoln, Pérola e etc, além de ser também mais mole que a Collinite Fleetwax Marine Wax.

Perante as ceras mencionadas anteriormente, o fato dela ser levemente mais mole, facilita a aplicação, especialmente quando a pintura está mais seca, ou seja, sem cera por um longo período de tempo (ao tato mais áspera e não lisa).

A aplicação se assemelha muito à NXT 2.0 da Meguiars, porém levemente mais dura.

Secagem: O fabricante recomenda cerca de 10 minutos para ter a cura para remoção da lataria. Existe uma boa tolerância para este tempo de remoção, ou seja, você pode passar um pouco desse tempo sem problemas de manchas e dificuldade de remoção, como já dito anteriormente.

Tome cuidado com o clima seco e muito quente pois isso pode até diminuir o tempo de 10 minutos para remoção segura e fácil.

Excesso de cera? Isso não é problema. Não mancha e é fácil de remover.

Basta sempre estar com a micro fibra limpa e seca, virando-a constantemente para remover a cera.

Após a remoção completa da cera, virar a micro fibra com uma das faces limpas e dar o toque final ao acabamento.

Tempo de maturação: 4 horas. Esse é o tempo ideal para que a cera atinja 100% de sua aderência e capacidade de proteção na pintura.

Repelência à água: Boa repelência após 24hrs de aplicação. A água escoa fácil e a secagem de veículo é muito fácil, tanto na microfibra quanto no rodinho (flexi blade). Notamos que o rodinho desliza facilmente pelo toque bem liso da pintura e a microfibra não deixa manchas d'água.

Detalhes: Testamos no capô já bem judiado, com batidas de pedra e riscos, inclusive marcas de lixa. Na área lixada a cera não deixou manchas de aplicação, o que comprova a facilidade de remoção e uso. Nas áreas de batidas de pedra também não deixou marcas de falha de remoção. Áreas riscadas não tiveram remoção dos ricos e nem mascaramento da pintura.

Brilho: Boa capacidade em melhorar o brilho da pintura. Aqui entro no detalhe de que nenhuma cera tem capacidade para melhorar consideravelmente o brilho de um carro, o que manda aqui é o polimento e a remoção de marcas de lavagem, para que os reflexos sejam mais profundos.


Porém ela promove bem o famoso aspecto de "brilho molhado", que é o fato do carro parecer estar úmido após aplicação da cera.

A preparação da superfície foi simples. Lavagem com pouco shampoo, descontaminação com luva clay bar.

Tato: Deixa a pintura bem lisa ao tato logo após a aplicação, comportamento semelhante às ceras em pasta de carnaúba disponíveis no mercado.

Aplicador: O aplicador fica alojado fora da lata de cera, o que assegura que a espuma não irá sugar componentes da cera quando guardada, deixando-a livre das famosas rachaduras que comumente aparecem em ceras de carnaúba em pasta.

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Ele é semi rígido e com uma espessura de no mínimo o dobro dos demais do mercado. Isso ajuda no momento da aplicação. Fica mais fácil pegar a cera, tendo em vista que a lata é grande e ele deve sempre ser girado para retirar a cera, para que não sejam feitos buracos na cera e também fica mais fácil de espalhar a cera na lataria.

Remoção com roto orbital? Sim, é possível. Basta utilizar a boina de micro fibra com rotação entre 1 e 3, da mesma maneira que faço nos vídeos de remoção da cera de carnaúba em pasta.


Movimentos lentos e uniformes.

Dá para aplicar com roto orbital? Não recomendo, porém, tendo em vista ser uma cera bem tolerante com relação à tempo de cura para remoção e manchas, creio que usando uma boina de espuma de 4 polegadas seja possível tirar a cera da lata e fazer a aplicação com a roto orbital.

Note que não se aplica a cera até o lustro: Aplicar com a boina de espuma, esperar o tempo de cura e remover com a microfibra ou boina de microfibra!

Rendimento: Alto rendimento. É uma cera que você irá comprar e esquecer que precisa comprar outra. São mais de 300g de produto, certamente mais de 50 carros você fará facilmente com uma latinha dessas.

Durabilidade: Até 3 meses de proteção UVA na pintura do veículo. Isso varia de acordo com a exposição ao tempo, uso do veículo e etc.

Custo X Benefício: Boa relação. Basta avaliar o preço da lata, a quantidade de produto e o rendimento.

Só para carro preto? Não, carros escuros em geral. Não possuí pigmentação de cor, então, nada impede de usar essa cera em outras cores.

Para eu o que define essa cera para carros pretos são dois pontos:

1. Facilidade de uso e acabamento. Não mancha, tolerante à erros. Costumo falar que ceras tolerantes à erro são aquelas em que deixamos secar um pouco mais e não temos problemas, aplicamos em excesso e também não temos problemas.

2. Não é necessário estudar para usar a cera. Cera "user friendly", é lavar e tacar a cera no carro e fechou!

E depois do polimento, posso aplicar?

Sim, não reage com produtos de polimento disponíveis no mercado.

E na repintura, é recomendado?

Não. Faça a aplicação em repinturas após no mínimo 30 dias de pintado o carro.

Como usar a cera Black Wax Soft99?

1. Lave o carro e seque a pintura. Se necessário faça a descontaminação com clay bar.
2. Com o carro seco, lataria fria e à sombra, aplique uma fina camada da cera em movimentos que assegurem a cobertura homogênea de 100% da peça.
3. Aplique peça à peça, ou seja, capo, teto, etc; um de cada vez.
4. Aguarde à cura de aproximadamente 10 minutos.
5. Passe o dedo na área de cera aplicada e veja se a cera sai facilmente ou se mancha a peça.
   Se manchar, deixe-a secar mais alguns minutos, senão, faça a remoção com a flanela de micro fibra.
6. Utilize sempre a face limpa da microfibra para remover a cera. Caso note dificuldade tendo que exercer leve força sobre a peça, troque de microfibra ou utilize uma das faces limpas da microfibra.
   Dobre a microfibra em 2, facilitando o uso das faces limpas.
   Utilize mais de uma microfibra seca e limpa se necessário.
7. Faça o acabamento final com uma microfibra limpa e seca após a remoção da cera.
8. Aguarde o tempo de 4 horas para molhar o carro e etc, esse é o tempo para que a cera atinja 100% da sua capacidade de proteção.
9. Guarde a cera em local seco e à sombra.
10. Não deixe a lata aberta durante o uso, tape-a sempre com a tampa. Não é necessário fechar a tampa, basta deixar a tampa posicionada fechando a lata.
11. Não guarde o aplicador junto com a cera para que a cera não trinque.
12. Não cavouque a cera. Faça movimentos circulares para retirar a cera no aplicador. Isso irá aumentar o rendimento da cera e evitar que ela quebre antes de esgotar a embalagem. Pressione os dedos sempre nas bordas do aplicador, nunca no centro, mesmo fazendo movimentos circulares.
13. Movimento circular ou reto para aplicar a cera? Tanto faz. Porém assegure que está com uma aplicação em 100% da peça e homogênea, fina camada de cera por inteiro e peça com cera em 100% da sua área pintada.





Nota: A peça não foi polida antes da aplicação da cera.

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2 comentários:

  1. Respostas
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