sexta-feira, 5 de janeiro de 2018

Montando a Garagem de Detalhamento e Pintura Automotiva #1: Ferramenta 127v ou 220v? Qual é melhor?

Fala galera, beleza?

O ano mal começou e já estamos à todo vapor! Feliz ano novo para todos, com muita saúde para corrermos atrás dos nossos objetivos.

Estou trabalhando na montagem e acerto de um espaço para fazer pequenos trabalhos de pintura e embelezamento automotivo e, aproveitando, vou trazer diversas dicas para vocês na montagem do espaço e é claro nos vídeos de pintura e polimento.

Um tema muito abordado e que gera muita dúvida é a instalação elétrica das oficinas.

Pois bem, aqui no Paraná é bem comum a tensão 127v, consequentemente a maioria das pessoas opta e tem que usar ferramentas 110v (127v).

São raras as residencias que possuem tomadas de fácil acesso 220v, sendo uma ou duas somente, para geladeira e máquina de lavar roupas.

Já deu para notar que o uso da tensão 220v é relacionada aos equipamentos de alta potência nas residencias, porquê?

Porquê a corrente necessária em âmperes é praticamente a metade da corrente necessária para gerar a mesma potência em uma tensão de 127v.

Aonde isso impacta?

No diâmetro de fio e plug utilizado na instalação elétrica.

Exemplo: Para o uso de um compressor de ar simples de 1.5HP (motocompressor) em tensão 110v é necessário uma tomada dedicada, com fiação de, no minimo 2.5mm e plug no padrão 20A.

Já para o mesmo equipamento na tensão 220v não se faz necessário uma fiação de 2.5mm e nem uma tomada de 20A, sendo possível ligá-lo tranquilamente em uma tomada de plug 10A.

Aonde queremos chegar?

Equipamentos de alta potência como, por exemplo, um painel de secagem modelo mais simples como o Agile 3 da V8 Brasil que possuí uma potência de 3000W quando ligadas as 3 lâmpadas iriam necessitar de uma fiação e tomadas muito fortes para uma tensão de 110v, deixando sempre a instalação elétrica mais cara ou até mesmo incompatível.

P = U*I

3000 = Y*127

Y = 23,62

Notamos que, para esse equipamento, a tomada seria de 30A, uma tomada industrial com plug diferente do padrão adotado nas ferramentas.

Já para 220 temos Y (corrente) valendo 13,63.

Logo, constatamos que o uso de ferrmentas mais pesadas torna-se mais vantajoso no 220v devido à potência e gasto na instalação elétrica.

Uma junção de tomadas em 220v comporta equipamentos com maior potência no mesmo padrão de plugs e fios do que uma junção 110v comporta.

Além disso, muitos equipamentos como por exemplo o Agile 3 e a Spotter 830 só estão disponíveis em 220v, devido ao grande consumo de energia.

Nos locais aonde me proponho à trabalhar com as ferramentas eu sempre faço uma instalação elétrica correta, com fiação e tomadas que comportam as ferramentas, de modo à não ter problemas sérios como incêndios e panes elétricas.

Isso é extremamente importante para poder trabalhar com as ferramentas e ter segurança!

Muito cuidado com as extensões, utilize sempre fios e plugs reforçados levando em conta a potência dos equipamentos.

Adaptadores de tomada e T? Evite ao máximo.

Para você que quer usar uma spotter, um painel de secagem, um compressor de ar e etc, é necessário ter uma instalação elétrica reforçada e dedicada, tanto em casa quanto em sua oficina.

Contrate sempre um bom eletricista para dimensionar sua rede elétrica para seus trabalhos e ferramentas.

Eu terei ambos na garagem: 220v para as ferramentas Agile 3 e Spotcar 830 e 110v para o compressor e demais ferramentas já adquiridas que são todas 110v.

Outro ponto importante: A demanda elétrica de uma oficina é alta, o que impacta até mesmo em modificações no relógio de distribuição de energia especifico e dimensionado para dar vazão à alta carga em amperes necessária para os mais variados equipamentos da sua oficina. Portanto: Consulte sempre um eletricista e o fornecedor de energia para verificar se não é necessário alterar o relógio de energia para suprir a demanda de energia em sua oficina ou até mesmo residência.

É isso aí galera. Espero que tenham curtido.


Se você tem dúvidas sobre s instalação elétrica para pequenos trabalhos de pintura e polimento automotivo, deixe suas dúvidas nos comentários.

Obrigado!


www.rodrigogsi.com.br

Loja virtual com kits especiais: rodrigogsi.tudonavitrine.com.br

Loja no Mercadolivre: http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_75922527


vendas@rodrigogsi.com.br


Tags: ferramentas de funilaria e pintura, instalação elétrica para pintura automotiva, como montar uma oficina de pintura, instalação elétrica para ferramentas de funilaria, ligação de compressor de ar em residência, agile 3 v8 brasil, como ligar painel de secagem agile 3, como liga spotcar 830 v8 brasil, spotcar v8 brasil,

Nenhum comentário:

Postar um comentário